Na sexta-feira (28), a APESP recebeu em sua sede administrativa o ex-Presidente José Domingos Ruiz Filho para homenageá-lo com a “Comenda Jubileu de Diamante” pelos 75 anos da Associação.
“Foi uma justa homenagem a um Presidente essencial para a nossa história. O nosso querido colega Domingos Ruiz teve um papel marcante na consolidação da verba honorária da PGE-SP e também na constitucionalização da carreira de Procurador do Estado de São Paulo”, destaca o atual Presidente José Luiz Souza de Moraes.
Ruiz, que ingressou na PGE-SP em 1962, exerceu dois mandatos à frente da APESP. No biênio 1978/1980, atuou firmemente durante a gestão do Governo do Paulo Egydio Martins e na Assembleia Legislativa pela consolidação da verba honorária, que havia sido criada em 1974.
No biênio 1984/1986, estava à frente da Associação em um período efervescente de redemocratização do país e de início dos debates que culminaram na Constituição Federal de 1988.
Ruiz, a época no cargo de vice-presidente da ANAPE (1987/1988), foi assessor legislativo do então Deputado Federal Michel Temer durante a Constituinte e teve um papel fundamental na elaboração do artigo nº 132 da Constituição, que incluiu a carreira de Procurador do Estado no capítulo das “funções essenciais à Justiça”.
Além de Moraes, participaram da homenagem a Secretária Geral Isabelle Verza, o Diretor Financeiro Fabrizio Pieroni, o ex-Presidente Amilcar Navarro (atual Conselheiro Assessor), o ex-Presidente Vitorino Antunes, o ex-Caio Guzzardi (atual Procurador Geral Adjunto) e o ex-Procurador do Estado, Eurico Leite.