Com a maior delegação do 50º CNPE, PGE-SP aprova 4 teses com louvor

Procuradores do Estado de São Paulo recebem Prêmio Diogo de Figueiredo pelas melhores teses da edição de 2023 do CNPE
13 de novembro de 2024
APESP fecha final de semana festivo com um domingo de beach tennis,com roda de samba e churrasco
25 de novembro de 2024

A programação do 50º Congresso Nacional de Procuradores dos Estados e do DF, realizado em Goiânia (GO), foi concluída e mais uma vez a delegação dos Procuradores e Procuradoras do Estado de São Paulo, a maior do evento com 85 participantes, cumpriu a sua missão de engradecer um dos mais importantes eventos jurídicos do país.

“Aprovamos quatro teses com louvor, atuamos como presidentes e relatores de mesas e também contribuímos com brilhantes palestras nos painéis oferecidos. Além disso, a PGE-SP também foi protagonista nas reuniões do CONPEG e nos Fóruns Setoriais da carreira”, destaca o Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes.

Além de Moraes, representaram a Associação a Secretária Geral Isabelle Verza, o Diretor Financeiro Fabrizio Pieroni, a Diretora de Comunicação Ilanna Soeiro, a Diretora de Esportes e Patrimônio Ana Paula Ferreira dos Santos, o Diretor de Prerrogativas Conrado Luiz Ribeiro Silva Barros e o Conselheiro Assessor Amilcar Navarro.

📃 Teses

Ao todo foram apresentadas 70 teses no CNPE, sendo 66 defendidos presencialmente pelos autores. Após análise e o voto dos relatores, 38 conseguiram aprovação com louvor. A PGE-SP emplacou com quatro (4) teses APROVADAS COM LOUVOR:

– Negócio Jurídico Processual e Transação Tributária como novas portas de resolução eficiente de interesses da Administração, de autoria da Procuradora de SP, Carmen Sabrina Cochrane Santiago Viana. Acesse em https://bit.ly/48SByJ8;

– As Procuradorias, a Reforma Tributária e a Inconstitucionalidade do Art. 2º, §5º do Substitutivo do PLP 108/24: da exclusão à complementariedade, de autoria do Procurador de SP, Gustavo Campos Abreu. Acesse em https://bit.ly/3Z4PRqv;

– Cotas Raciais: Impactos e Desafios, de autoria da Procuradora de SP, Lenita Leite Pinho. Acesse em https://bit.ly/3AsYCS0;

– A Imunidade Tributária do Comitê Gestor do IBS: o princípio do destino e o regime tributário especial do art. 149-C da CF/88, de autoria do Procurador de SP, Paulo Henrique Procópio Florêncio. Acesse em https://bit.ly/48LeFHn .

🎙 Palestras

Destaque-se ainda as palestras proferidas pelo Procurador do Estado de São Paulo, Alexandre Aboud, no painel sobre os “Temas Atuais de Direito Tributário”, e pelo Procurador do Estado de São Paulo e Assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federa, Mateus Camilo Ribeiro da Silveira, no painel sobre os “Temas de Direito Administrativo e Controle Externo”.