Em solenidade prestigiada, nova Procuradora Geral toma posse no Palácio dos Bandeirantes

Nova Procuradora Geral reúne-se com Diretoria da APESP e recebe os principais pleitos da carreira. Confira a reportagem completa!
2 de maio de 2022
Na contramão dos aumentos, Plano de Saúde da APESP terá reajuste ZERO; nova campanha para adesões está aberta. Aproveite!
6 de maio de 2022

Com uma plateia repleta e a presença do Governador Rodrigo Garcia, a nova Procuradora Geral, Inês Coimbra, tomou posse na manhã de hoje (4) no Palácio dos Bandeirantes, tornando-se a 20ª pessoa, a quinta mulher e a primeira negra a comandar a Instituição.

A presença de mais de 200 pessoas, entre as quais diversas autoridades, mostrou o prestígio e a força da PGE-SP dentro do Governo do Estado. O Governador Rodrigo Garcia frisou que em seus 27 anos de serviço público pôde acompanhar a evolução da administração paulista.

“No Estado de São Paulo, apesar de termos um longo caminho pela frente, as coisas funcionam. Se o Estado teve tantos avanços nesses últimos 30 anos, devemos muito à Procuradoria Geral, que defendeu os atos positivos desse Governo e dos que nos antecederam. Quem nos ajudou a construir e materializar políticas públicas que atendem milhões de pessoas foram os Procuradores e as Procuradoras de SP. Temos um Estado que nos enche de satisfação e a PGE-SP foi peça fundamental para isso”, registrou Garcia.

Governador Rodrigo Garcia. Crédito da Foto: Ariane Martins

A nova Procuradora Geral, Inês Coimbra, agradeceu ao Governador pela confiança e pela organização da solenidade de posse no Palácio do Governo. “Aqueles com quem trabalhei sabem o quanto eu valorizo o trabalho em equipe. A importância de cada parte na formação do todo. Somos 774 Procuradores na ativa. São 774 bancas importantes e essenciais para a realização de nossa atribuição, que é o assessoramento e a defesa jurídica do Estado”, destacou.

“A Procuradora Geral é responsável por mais uma dessas bancas – muito importante na função de direção, mas que trabalha ao lado de todas as outras. Além disso, deve atuar para contribuir e melhorar o trabalho dos Procuradores e dos mais de 600 Servidores que nos auxiliam. Por isso, toda a disposição, interesse e necessidade desse GPGE em ouvir a todos por meio das entidades de classe, Conselho e Chefias. Tenho um imenso orgulho de fazer parte dessa instituição, que conta com um quadro de elite sempre tão elogiado pelo nosso cliente – o Governo”, continuou.

Coimbra mencionou a filosofia africana e o conceito do ubuntu, que trata da importância das alianças e do relacionamento entre as pessoas. “O sentido do ubuntu é ‘eu sou porque nós somos’. Essa é a mensagem que gostaria de deixar aqui hoje: ‘eu sou porque nós somos’”, concluiu, sendo aplaudida em pé pelos presentes.

Procuradora Geral Inês Coimbra. Crédito da Foto: Ariane Martins

A APESP foi representada no ato pelo Presidente Fabrizio Pieroni, pela Vice-Presidente, Mara Christina Faiwichow Estefam, pela Diretora Financeira, Monica Petri Farsky, pelo Secretário Geral, José Luiz Souza de Moraes, pela Diretora de Assuntos Legislativos e Institucionais, Ana Clara David, pela Diretora Social e Cultural, Rosely Pastore, pela Diretora do Interior e demais Unidades fora da Capital, Maria Cecília Claro Silva, pelo Conselheiro Assessor, Marcos Nusdeo, pela Conselheira Assessora, Yara de Campos Escudero Paiva, e pelo Conselheiro Fiscal, Vanderlei Ferreira de Lima.

Diretoria da APESP com a nova PGE

O Presidente da APESP, Fabrizio Pieroni, desejou muito sucesso à nova Procuradora Geral. “Eu tenho muita alegria de fazer esse discurso, em nome da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, dando as boas-vindas à Dra. Inês. E faço com ainda mais alegria, pois somos do mesmo concurso, de 2002, que veio a tomar posse apenas em 2004, depois de muita luta. Hoje, fico muito satisfeito de ver que nossa geração tem um de seus membros à frente da PGE”, salientou.

Pieroni ressaltou que a nova PGE enfrentará grandes desafios à frente do comando da carreira. “Como instituição essencial à justiça e à Administração Pública, a PGE-SP convive há anos com a redução em seus quadros e com a inexistência de apoio administrativo para executar suas funções. A Dra. Inês conhece nossas dificuldades e tenho a convicção de que lutará para dotar nossa instituição das condições necessárias para o desenvolvimento de nossas atribuições e contará com o apoio do Governador do Estado”.

“Estou certo de que em breve estaremos juntos mais uma vez nessa casa para a posse de cerca de 60 novos Procuradores do Estado, que aguardam nomeação no nosso concurso e que vão engradecer ainda mais nossa instituição e o Estado de São Paulo. Podemos fazer dessa data uma grande homenagem aos 75 anos de história da PGE-SP, robustecendo nossos quadros com aqueles que construirão a PGE do futuro”, completou.

Por fim, disse que o novo GPGE poderá contar sempre com as portas abertas da Associação. “A APESP tem a importante missão de ser a voz da carreira, a voz daqueles que trabalham na ponta, na banca, como gostamos de dizer. Muitas vezes teremos posições divergentes. Mas, nossas divergências têm pontos de interesse que nos unem sempre, o de valorização do quadro de Procuradores e a melhoria das condições de trabalho de todos nós. A Associação jamais se furtará de participar das grandes discussões e de apontar soluções juridicamente possíveis para contribuir para o aprimoramento da nossa instituição”, concluiu Pieroni (assista ao vídeo abaixo).

Presidente Fabrizio Pieroni em seu discurso (1ª foto); com o Governador Rodrigo Garcia e Marcos Nusdeo (2ª foto)

O Presidente da ALESP, Deputado Carlão Pignatari, colocou a Assembleia à disposição da PGE-SP. “A Procuradoria faz um trabalho excepcional na defesa do Estado de SP aqui e em Brasília. Certamente, a evolução do Estado de SP tem como uma das razões esses ótimos quadros de Procuradores e Procuradoras do Estado”.

Deputado Carlão Pignatari, Presidente da ALESP. Crédito da Foto: Ariane Martins

O Secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, também desejou sucesso à nova PGE-SP. “Aproveito para a PGE-SP pelo importante trabalho de defesa das questões judiciais do Governo do Estado e a atuação na orientação e consultoria ao Governador, aos Secretários e aos Servidores para que possamos servir os 46,5 milhões de brasileiros que residem no Estado de SP”, frisou.

Secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa. Crédito da Foto: Ariane Martins

Manifestaram-se também: os Conselheiros eleitos Alexandre Ferrari Vidotti, Cintia Byczkowski, Levi de Mello, Paola de Almeida Prado e Vanderlei Ferreira de Lima; os Subprocuradores Gerais Alessandra Obara (Consultoria), Frederico José Fernandes de Athayde (Contencioso Geral) e   Danilo Barth Pires (Tributário-Fiscal); o Procurador Chefe do Centro de Estudos, Bruno Maciel dos Santos; o Corregedor Geral, Anselmo Prieto Alvarez; e a Vice-presidente do SINDIPROESP, Márcia Semer. O relato completo da sessão solene seguirá nos próximos dias.