Em videoconferência, APESP e ANAPE apontaram as inconstitucionalidades da Reforma Administrativa para o relator da proposta

APESP e ANAPE reúnem-se com Deputada Soraya Santos (PL-RJ) para tratar da Reforma Administrativa
23 de março de 2021
Secretário Geral da APESP fala sobre os 30 anos do Mercosul da rádio Jovem Pan
26 de março de 2021

Deputado Darci de Matos (PSD/SC) deve apresentar sua proposta no final do mês de abril

Os Presidentes da APESP, Fabrizio Pieroni, e da ANAPE, Vicente Braga, participaram hoje (25/3) – juntamente com entidades representativas dos Advogados da União e Defensores Públicos (esferas estadual e federal) – de uma videoconferência com o Deputado Darci de Matos (PSD-SC), relator da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Como na CCJ o juízo é de admissibilidade constitucional, as entidades priorizaram uma apresentação ao Deputado dos pontos considerados os mais graves em termos de inconstitucionalidade da proposta e que atingem as funções essenciais à justiça, tais como a previsão de dedicação exclusiva e de vínculos de experiência e liderança.

“Para nós, essas duas modalidades de vínculos não são compatíveis com as funções essenciais à Justiça. O relator compreendeu perfeitamente nossas posições, externando, inclusive, as mesmas preocupações”, destaca Pieroni, que também é Diretor de Assuntos Legislativos da ANAPE.

Esta foi a terceira reunião realizada desde a semana passada para tratar da Reforma Administrativa: em 19/3, a videoconferência foi com o Deputado Fabio Trad (PSD-MS) e, em 23/3, com a Deputada Soraya Santos (PL/RJ), Presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da Advocacia Pública.

Tramitação na CCJ

A previsão inicial era de apresentação do relatório do Deputado Darci de Matos no próximo dia 30/3, porém o Congresso Nacional se concentrará nas próximas semanas nas medidas envolvendo a pandemia da COVID-19. Dessa forma, o parecer deve ser divulgado no final do mês de abril.

Audiência pública

Ademais, a Deputada Bia Kicis (PSL-DF), Presidente da CCJ, comprometeu-se com a realização de mais de uma audiência pública sobre a PEC 32/2020, sendo que existem dois requerimentos protocolados por Deputados pleiteando a oitiva da ANAPE.