APESP externa seu pesar pelo falecimento da Procuradora do Estado Ada Pellegrini Grinover (16/4/1933 – 13/7/2017)

Portabilidade de Planos de Saúde: prazo de atendimento na APESP foi prorrogado até segunda-feira, 10 de julho!
7 de julho de 2017
Pleito defendido pela APESP, instalação do ar-condicionado na Judicial será iniciada!
17 de julho de 2017

Em 16 de abril de 1933, em Nápoles, Itália, nascia a mulher que veio a ser uma das maiores juristas brasileiras dos séculos XX e XXI: Ada Pellegrini Grinover.

A Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP externa profundo pesar pelo falecimento de sua associada, a renomada jurista e Procuradora do Estado, Ada Pellegrini Grinover, ocorrido ontem (13/7/2017).

Formada em Direito pela USP (turma de 1953/1957), Grinover dedicou parte de sua vida às Arcadas do Largo São Francisco, onde foi professora titular da Faculdade de Direito e Pró-reitora de Graduação.

A professora Ada também prestou seu brilho à Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, pela qual atuou entre 1970 e 1990 – especialmente, na área da Consultoria Jurídica.

Em depoimento ao livro “Advocacia Pública –  Apontamentos sobre a História da PGE-SP”, lembrou ter passado em 3º lugar no concurso para Procurador da Fazenda Nacional. “Preferi ficar na PGE, mesmo ganhando menos. Porque é uma carreira mais aberta, mais rica”

Ao longo de seus 84 anos, atuou destacadamente na reforma do Código de Processo Penal, na elaboração do Código de Defesa do Consumidor, na Lei de Ação Civil Pública e na Lei do Mandado de Segurança etc. Ademais, participou em 1986 de comissão para formular uma proposta da Procuradoria paulista para a Constituinte de 1988.

“É uma grande perda para o mundo jurídico, notadamente para a Advocacia Pública. A professora Ada atuou decisivamente para a criação e evolução de importantes normas jurídicas. Com mais de 100 livros publicados, como autora ou organizadora, continuará a inspirar profissionais e estudantes de Direito por todo o mundo”, afirma Monica Maria Russo Zingaro Ferreira Lima, Secretária- Geral da APESP.