Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

APESP oferecerá em 2/9 um almoço em homenagem a todos os associados aposentados. Reserve seu convite o quanto antes!
6 de agosto de 2025
Com uma monitoria muito especial, exposição levou os associados a uma imersão na obra de Da Vinci
7 de agosto de 2025

O Agosto Lilás é uma campanha anual com o objetivo de conscientizar para a triste realidade diária brasileira de violência contra as mulheres e de feminicídios.

📌 Os casos rumorosos que chegam à mídia não são a exceção; a regra é cruel e está presente no dia a dia do país.

➡ Lançado no último mês de julho, o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou que 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024, representando uma média de 4 casos por dia. Com 64,3% desses crimes cometidos dentro de casa, 8 em cada 10 feminicídios foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros.

⚖ Hoje, 7 de agosto, comemora-se também os 19 anos de sanção da Lei Maria da Penha, uma legislação reconhecida em todo o mudo e que foi uma baliza no combate à violência doméstica familiar e contra as mulheres no Brasil.

💪 Essa luta é de todos nós. Denuncie os casos nos telefones 180 (nível nacional) e no 190 (nível estadual).