Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública é lançada no Congresso Nacional

A APESP convida seus associados para o concurso Comida di Buteco – 2023
25 de abril de 2023
Em semana de agenda legislativa no Congresso Nacional, APESP visita a sede da PGE-SP em Brasília
26 de abril de 2023

Solenidade foi prestigiada por parlamentares, autoridades e representantes de entidades de classe da Advocacia Pública nacional, distrital, estadual e municipal (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)

A APESP participou hoje (25), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, que é presidida pelo Deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

Integrada, até o momento, por 204 Deputados Federais e 26 Senadores, a Frente tem o apoio de entidades de classe da categoria (AGU, ANAUNI, ANAPE, ANPM, ANAFE, ANPPREV, ANAJUR, SINPROFAZ, ANPAL e Comissão Nacional da Advocacia Pública da OAB Federal) e também do Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e do DF (CONPEG).

“A formação dessa Frente é um ato que procura, de maneira concreta e efetiva, enfrentar as lutas e as batalhas, no âmbito do Legislativo, para o fortalecimento da Advocacia Pública e de suas prerrogativas”, afirmou o Deputado Lafayette de Andrada.

O Presidente da APESP e Diretor de Assuntos Legislativos da ANAPE, Fabrizio Pieroni, destacou a grandiosidade da solenidade de lançamento, com a presença de Procuradores Gerais de todo o Brasil, Presidentes de Associações, Advogados da União e Procuradores de Municípios.

“Esse prestígio mostra a importância que a Frente terá para a Advocacia Pública. Ela será um instrumento muito importante na defesa dos Advogados Pública no Congresso Nacional”, frisou Pieroni.

Presidentes da APESP e ANAPE concedem entrevista durante o evento

Além de Pieroni, representaram a Associação na solenidade a Diretora Financeira, Monica Petri Farsky, e o Secretário Geral, José Luiz Souza de Moraes. A Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, também participou do ato na Câmara dos Deputados.

Representantes da APESP com o Deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP)

O Presidente da ANAPE, Vicente Braga, agradeceu ao Deputado Lafayette de Andrada por ter encampado a proposta. “Hoje é um dia de celebração. Precisamos de uma Advocacia Pública forte para defender as políticas públicas e possibilitar que elas possam chegar àqueles que mais precisam. A Frente Parlamentar será importante não apenas para os Advogados Públicos, mas para toda a sociedade brasileira”.

Além da Presidência, a Frente é organizada em Coordenadorias (Nacional e Regionais). Da bancada paulista, o Deputado Ricardo Silva (PSB-SP) ocupa um dos cargos de Coordenador Regional do Sudeste (acesse aqui o organograma).

Café da manhã com parlamentares

Antes do lançamento da Frente, o Presidente Fabrizio participou de um café da manhã com Deputados Federais e Senadores, que foi organizado pelas entidades representativas da Advocacia Pública.

Com o Deputado Lafayette de Andrada (REPUBLICANOS-MG)


Com o Deputado Diego Garcia (REPUBLICANOS-PR)

Com a Deputada Ana Pimentel (PT-MG)