Brincar é sonhar: dia de festa com a entrega de brinquedos para a criançada

APESP promoveu visita ao Cemitério da Consolação – um “museu a céu aberto”
12 de novembro de 2022
Ex-Procurador Geral do Estado de SP, Dirceu Chrysostomo, receberá o título de Cidadão Ribeirão-pretano
16 de novembro de 2022

Quarta-feira, 9 de novembro de 2022: nesse dia inesquecível, a Campanha APESP Solidária proporcionou – e também vivenciou – momentos de alegria, acolhimento e sonho, com a entrega de 493 brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas creches Comendador Piero Pollone (Santo André) e CEI Tiãozinho (São Paulo).

Entrega dos presentes na Creche Comendador Piero Pollone

Entrega dos presentes na CEI Tiãozinho

“O lançamento dessa campanha, em abril de 2020, foi motivado para enfrentar os efeitos do isolamento social em razão da pandemia. A primeira parceria foi com o SEFRAS, que distribui marmitas e cestas básicas para pessoas em situação de rua e famílias carentes. Depois, tivemos etapas específicas para combater a fome e o frio”, explica Fabrizio Pieroni, Presidente da APESP.

No entanto, Pieroni afirma que a ação envolvendo o Mês das Crianças trouxe uma sensação muito especial. “Logo ao chegar nas creches, nos deparamos com um ambiente de pura alegria e sentimos a energia criada pela expectativa das crianças em receber os presentes. Foi muito emocionante ver a felicidade em seus rostinhos”, completa o Presidente.

Na creche Comendador Piero Pollone, cuja mantenedora é presidida pelo colega Marcelo de Aquino, foram distribuídos 219 presentes. “A Campanha APESP Solidária tem sido muito importante em suas várias frentes de atuação. Nessa etapa, ao doar brinquedos, o projeto incentivou o lúdico e o sonhar, que são tão essenciais para a formação das nossas crianças”, registra Aquino.

Crianças da Creche Comendador Piero Pollone na expectativa dos presentinhos

Na CEI Tiãozinho – Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho, que tem como voluntária na contação de histórias a “Tia Tânia” – a nossa colega Tânia Lotto, foram entregues 274 brinquedos.

“O carinho que damos a essas crianças nos é devolvido na mesma medida. É uma interação que só faz bem aos nossos corações. Tenho certeza de que os Diretores da APESP que aqui estiveram, e também todos aqueles que fizeram as suas doações, cresceram um pouco mais como pessoas”, salienta Lotto.   

“Ansiedade” também na CEI Tiãozinho

A Diretora de Comunicação da APESP, Marialice Gonçalves, aponta a qualidade do atendimento das crianças nas duas creches. “Podemos destacar o empenho e o carinho dos funcionários, a qualidade das refeições e a diversidade das atividades lúdicas e pedagógicas. É um acolhimento amoroso e maternal. Parabéns aos colegas Marcelo e Tânia por se dedicarem tanto a essa causa nobre”, conclui Gonçalves.

O Secretário Geral da APESP, José Luiz Souza de Moraes, reforça os cumprimentos aos associados Marcelo de Aquino e Tânia Lotto. “É tudo tão bem cuidado e organizado, que dá vontade de passar o dia nessas creches. Foi uma experiência maravilhosa, que me deixou mais leve e feliz”.

Moraes faz ainda uma referência especial ao trabalho da Diretora Marialice Gonçalves para viabilizar essa ação. “Ela conseguiu, em um prazo exíguo e com recursos limitados, comprar brinquedos para todas as crianças das duas instituições. Literalmente, tirou ‘leite de pedra’”, parabeniza o Secretário Geral.

A Diretora Financeira da APESP, Monica Petri Farsky, que tem feito uma gestão muito apurada dos recursos arrecadados, também teve uma atuação essencial para o êxito da empreitada. “Desde o início, temos recebido um apoio muito grande dos nossos associados em todas as etapas da campanha. Não poderia ter sido diferente em uma fase tão bonita, que propôs levar alegria a quase 500 crianças”, frisa Farsky.

Também participaram das “festas” nas creches a Vice-Presidente Mara Faiwichow, a ex-Vice-presidente Mônica Zingaro e Isabella Pieroni, filha do Presidente da Associação.

Galeria do making off

O antes e o depois da entrega dos brinquedos às crianças das creches também proporcionou muito aprendizado e confraternização.

Na CEI Tiãozinho, os dirigentes da APESP em reunião com a Diretora Elaine Brandão Couto, a Coordenadora Carla Reis de Castro e a voluntária Tânia Lotto: escutar e aprender com o trabalho desenvolvido na entidade

CEI Tiãozinho: missão cumprida com a entrega dos brinquedos

Aproveitando o astral da CEI Tiãozinho

Creche Comendador Piero Pollone: com o colega Marcelo de Aquino, provando a excelente comida oferecida às crianças e aos funcionários

Trabalho das entidades

Creche Comendador Piero Pollone CEI Tiãozinho
Métodos: a aprendizagem ocorre de forma lúdica, com oportunidades de experiências sociais, representação de papéis e vivências afetivo-emocionais, propiciando a autonomia, o prazer de aprender e de conviver, que colaborem para um desenvolvimento integral. Métodos: atividades pedagógicas e uma rotina com cantinho do acolhimento, brincar heurístico, musicalização, contação de história, brincadeiras no parque sonoro, no solário e na quadra.
Atendimento: período integral, com oferecimento de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Atendimento: período integral, com café da manhã, colação (hora da frutinha), almoço, lanche da tarde e jantar.
Como ajudar? Basta acessar a página https://ialp.org.br/doacoes Como ajudar? Entre em contato pelo e-mail caprecursos@safrater.org.br

Campanha APESP Solidária de Natal: faça uma doação agora mesmo!

Lançada em abril de 2020, a campanha APESP Solidária foi abraçada por todos os associados e já distribuiu quase R$ 340 mil para entidades da capital, interior e litoral.

– PIX: apesp@apesp.org.br

As contas bancárias para as transferências são:

– Banco do Brasil:  agência 4305-2 / conta corrente 399-9.

– Banco Santander: agência 0001 / conta corrente 13-030648-4.

CNPJ: 62.654.124/0001-48