Luiz Duarte, Procurador do Estado São Paulo, foi o grande homenageado no Encontro Nacional de Procuradorias de Saúde

APESP participa da reunião da ANAPE em São Luís do Maranhão
22 de junho de 2022
Em 10 dias, lei de responsabilidade fiscal impedirá nomeação na PGE-SP
24 de junho de 2022

O colega foi reconhecido pelo vanguardismo na atuação relativa à judicialização na área da saúde pública; Diretoria da APESP prestigiou o evento realizado em São Luís (MA)

No encerramento do 3º Encontro Nacional de Procuradorias de Saúde, que ocorreu em São Luís (MA), entre os dias 22 e 23 de junho, o Procurador do Estado de São Paulo, Luiz Duarte de Oliveira, proferiu a palestra “Perspectivas futuras do papel da Advocacia Pública nas ações de saúde” e recebeu uma justa homenagem pela sua contribuição aos estudos sobre a judicialização da área e a especialização das Procurarias em todo o Brasil. O colega foi aplaudido de pé por todos os presentes ao evento.

A mesa foi presidida pela Diretora de Previdência e Convênios da APESP, Patricia Ulson Pizarro Werner (que também é Diretora da Escola Nacional da Advocacia Pública).

Duarte, que ingressou na PGE-SP em 1988, foi um dos precursores das Procuradorias de Saúde do país ao chefiar a 8ª Subprocuradoria da Procuradoria Judicial, criada em agosto de 2007 como a primeira unidade do contencioso geral da Procuradoria paulista especializada em saúde pública.

Em 2008, a PJ-8 estabeleceu uma parceria com a Coordenação de Demandas Estratégicas do SUS (CODES), da Secretaria de Estado da Saúde, desenvolvendo trabalhos inovadores e relevantes para a administração. A iniciativa rendeu aos dois órgãos o Prêmio Governador Mário Covas daquele ano, na categoria “Inovação em Gestão Pública”.

Em 2009, a experiência foi ampliada com a instituição da Coordenadoria Judicial de Saúde Pública (COJUSP), vinculada à Subprocuradoria do Contencioso Geral, que também foi chefiada por Duarte. Acesse em https://bit.ly/3ndVVcI um documento com o histórico de todo esse processo.

APESP presente em São Luís

O 3º Encontro Nacional de Procuradorias de Saúde foi uma realização da ANAPE e ASPEM. A APESP prestigiou o evento com a presença do Presidente Fabrizio Pieroni (também Diretor de Assuntos Legislativos da entidade Nacional), da Diretora Financeira, Monica Petri Farsky, do Secretário Geral, José Luiz Souza de Moraes, e da Diretora de Previdência e Convênios, Patricia Ulson Pizarro Werner (que também é Diretora da ESNAP).

Moraes presidiu a mesa “Estratégias de Diálogos Institucionais no âmbito do CONASS”, com as palestras de Alethele Santos, Assessoria Técnica do no CONASS, e Carlos Lula – ex-Secretário de Saúde do Maranhão e Ex-Presidente do CONASS.