Fernando Haddad: “tenham a certeza de que a PGE-SP será uma carreira de Estado muito valorizada”

Em 5 dias, lei de responsabilidade fiscal impedirá nomeação na PGE-SP
29 de junho de 2022
Congresso Nacional de Procuradores: APESP custeará 15 inscrições para o evento!
4 de julho de 2022

O pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad, foi recebido hoje (29) pela Diretoria da APESP para um almoço na sede administrativa da Associação. O encontro foi acompanhado pelo Deputado estadual e coordenador de campanha, Emídio de Souza.

O Presidente Fabrizio Pieroni deu as boas-vindas ao ex-Prefeito da cidade de São Paulo, destacando a importância da atuação da PGE-SP – a maior instituição de Advocacia Pública do país, que completou 75 anos em 27 de junho.

“Infelizmente, vivenciamos uma situação de falta de estrutura pessoal. De um quadro de 1203 cargos, contamos apenas com 776 Procuradores para defender o Estado judicialmente, prestar assessoramento e consultoria aos gestores públicos e cobrar a dívida ativa estadual”, afirmou Pieroni.

O Presidente da Associação disse que a carreira espera do futuro Governador sensibilidade com o serviço público: “nos últimos anos, ocorreram reformas previdenciárias e administrativas e nunca fomos ouvidos pelo Governo”. Pieroni abordou também a situação dos colegas aposentados que tiveram, repentinamente, a alíquota de contribuição previdenciária majorada por meio de um decreto.

Haddad agradeceu o convite da Associação, salientando a importância dos Procuradores para estruturar as políticas públicas. “Nos cargos que exerci, a Advocacia Pública me auxiliou muito na viabilização de programas em benefício da população e também para sustentá-los perante o Judiciário. Caso eu venha a ser eleito, tenham a certeza de que a PGE-SP será uma carreira de Estado muito valorizada”, frisou.

O pré-candidato registrou que em sua gestão na Prefeitura sempre prezou pela legalidade dos atos administrativos. “Criei a Controladoria Geral do Município e concedi, pela primeira e única vez, status de Secretaria à Procuradoria Geral do Município”, comentou.   

Com relação às propostas legislativas relativas ao servidores, Haddad comprometeu-se com o diálogo. “Durante o meu mandato na Prefeitura, todas as carreiras foram restruturadas, mas nenhum projeto de lei seguiu para a Câmara Municipal sem passar antes por uma mesa de negociação”, garantiu.

Além de Pieroni, estiveram presentes à reunião a Vice-Presidente, Mara Christina Faiwichow Estefam; o Secretário-Geral, José Luiz Souza de Moraes; a Diretora Financeira, Monica Maria Petri Farsky; a Diretora de Comunicação, Marialice Dias Gonçalves; a Diretora Social e Cultural, Rosely Sucena Pastore; a Diretora de Esportes e Patrimônio, Bruna Helena Alvarez F. Oliveira; os Conselheiros Assessores, Amilcar Aquino Navarro, Yara de Campos Escudero Paiva, Carlos Toledo e Cintia Oréfice; e o Conselheiro Fiscal, Pedro Henrique Lacerda Barbosa Ladeia.

Publicações e cartilha sobre a PGE-SP

Ao término da reunião, Fernando Haddad recebeu uma cartilha sobre e os números da atuação da PGE-SP, bem como publicações que destacam a importante atuação dos Procuradores durante a pandemia.

Trajetória política de Fernando Haddad

  • Filiou-se ao PT em 1983;
  • Entre 2001 e 2003, na gestão Marta Suplicy, foi subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo;
  • Em 2003, integrou a equipe do Ministério do Planejamento na função de assessor especial;
  • Foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, nos governos dos Presidentes Lula e Dilma Rousseff;
  • Foi Prefeito da cidade de São Paulo entre 2013 e 2016.

Nota: Com o objetivo de garantir a isonomia de tratamento, os outros dois pré-candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais – Tarcísio Freitas e Rodrigo Garcia – já foram convidados para reuniões na sede da Associação. O ex-Governador Márcio França esteve na APESP no dia 13 de maio.