APESP prestigia sessão solene para adesão da ALESP e FACESP à campanha Sinal Vermelho

Reforma Administrativa: votação de um novo relatório deverá ficar para a próxima terça-feira (21)
16 de setembro de 2021
Em decisão histórica, TJ-SP dá provimento total à apelação da APESP no caso do plano de saúde AMAFRESP
22 de setembro de 2021

A Vice-presidente Monica Zingaro representou, na manhã de ontem (21/9), a APESP na solenidade para assinatura do termo de adesão da ALESP e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) à campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, lançada pelo CNJ e a AMB em 2019.

Ao final da sessão solene, que ocorreu no Plenário Juscelino Kubitschek, o documento foi assinado pelo Presidente da Assembleia, Deputado Carlão Pignatari (PSDB), pela Presidente da APAMAGIS, Vanessa Mateus, e pela representante da FACESP e Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Ana Claudia Badra Cotait, durante da sessão solene realizada no Plenário Juscelino Kubitschek.

“É muito importante a adesão do parlamento paulista e das entidades do comércio à campanha Sinal Vermelho. A nossa Associação foi umas das primeiras entidades a aderir a essa importante causa, contando com a intensa colaboração de membros da Diretoria e de colegas associados das Procuradorias Regionais“, destaca Zingaro.

Compuseram ainda a mesa de trabalho a Diretora da AMB Mulheres e uma das idealizadoras da campanha, Maria Domitila Prado Manssur, a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, Deputada Damaris Moura (PSDB), e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP, Claudia Carletto.

Pesquisa

Na ocasião, foram apresentados pela Presidente da APAMAGIS os resultados da 2ª edição da pesquisa JUSBarômetro encomendada junto ao Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) e que aborda o tema da violência contra a mulher. Foram ouvidas mil mulheres com mais de 18 anos em todo o Estado de São Paulo, no período entre 21 e 24 de agosto.

Dentre os dados apurados, destacam-se que: i) 54% das mulheres do Estado de SP têm como maior preocupação a violência doméstica; ii) 88% das entrevistadas têm a percepção de que a violência contra as mulheres aumentou nos últimos anos e iii) 66% apontaram que as casas são o principal local que os atos violentos são cometidos. Assista à integra da sessão no link https://youtu.be/PCo0iCXYkfk.