APESP esteve novamente no Congresso Nacional para atuar contra retrocessos da Reforma Administrativa e da alteração da LIA

Em decisão histórica, TJ-SP dá provimento total à apelação da APESP no caso do plano de saúde AMAFRESP
22 de setembro de 2021
Conselheiros eleitos propõem envio de ofício ao Governador de SP pela nomeação urgente dos novos Procuradores
27 de setembro de 2021

O Presidente da APESP e Diretor de Assuntos Legislativos da ANAPE, Fabrizio Pieroni, esteve novamente em Brasília nessa semana (dias 21, 22 e 23) para atuar na mobilização contra os retrocessos da Reforma Administrativa (Câmara dos Deputados) e do PL n° 2505/2021, que altera a Lei de Improbidade Administrativa (Senado Federal).

PEC 32/2020

Após a apresentação de várias versões do relatório do Deputado Arthur Maia (DEM-BA), a Comissão Especial aprovou na noite de ontem (23), por 28 votos contra 18, o substitutivo da Reforma Administrativa. Agora, a proposta seguirá para apreciação do plenário em dois turnos de votação.

Porém, a pressão dos parlamentares da oposição continua muito grande, inclusive com a realização de um ato no Salão Verde da Câmara contra a Reforma Administrativa.

“Permaneceremos lutando contra todos os retrocessos desse texto que acaba com o serviço público brasileiro”, assevera o Presidente da APESP, que se encontrou com os Deputados Renildo Calheiros (PC do B-AL),  Alessandro Molon (PSB-RJ) e com o Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM).

➡ Confira como votaram os Deputados Federais por São Paulo  na Comissão Especial:

SIM

Coronel Tadeu (PSL-SP)
Kim Kataguiri (DEM-SP)
Henrique Paraíso (Republicanos-SP)
Roberto Alves (Republicanos-SP)
Samuel Moreira (PSDB-SP)
Alex Manente (CIDADANIA-SP)

NÃO

Paulo Pereira (SOLIDARIEDADE-SP)
Alencar Santana (PT-SP)
Rui Falcão (PT-SP)
Ivan Valente (PSOL-SP)

PL n° 2505/2021

Pieroni acompanhou também na manhã de 22/9 a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na qual o Senador Weverton (PDT-MA) apresentou o relatório do PL n° 2505/2021.

O relator rejeitou a emenda nº 41, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que objetiva incluir como legitimado para a propositura de ação de improbidade também a pessoa jurídica de direito público lesada.

Ademais, a Comissão aprovou requerimento do Senador Alvaro Dias (PODEMOS-PR) para a realização de uma audiência pública sobre o projeto de lei na próxima terça-feira (28).

Na mobilização, o Presidente da APESP manteve encontros com os Senadores Weverton (PDT-MA), Alvaro Dias (PODEMOS-PR), Esperidião Amin (PP-SC) e Antonio Anastasia (PSDB-MG).

“A expectativa era de votação hoje. Após a apresentação do relatório, ocorreu uma grande discussão dos Senadores a respeito do mérito do projeto. Um dos pontos debatidos foi a legitimidade ativa para a ação de improbidade, que o PL retira dos entes lesados e que é objeto de notas técnicas apresentadas pela ANAPE e muitas conversas com os parlamentares. Em virtude de requerimento apresentado pelo Senador Álvaro Dias, foi deliberada a realização de audiência pública para a próxima terça-feira, com votação na próxima quarta-feira. Conseguimos um adiamento e ganhamos uma semana para convencimento dos Senadores a respeito da posição da Advocacia Pública. Temos muito a contribuir no combate à corrupção e à improbidade administrativa”, frisa Pieroni.