98 novos Procuradores do Estado de São Paulo tomam posse na PGE-SP

PLANO DE SAÚDE: NOVAS REGRAS DE PORTABILIDADE
5 de junho de 2019
APESP fará happy hour de boas-vindas aos novos colegas. Vamos celebrar!
11 de junho de 2019

Com a presença do Governador João Doria e do Vice-governador Rodrigo Garcia, o auditório Ulysses Guimarães, do Palácio dos Bandeirantes, ficou repleto na tarde de ontem (10/6) para a sessão solene de posse dos 98 novos Procuradores e novas Procuradoras do Estado de São Paulo. A APESP foi representada por Marcos Nusdeo, Presidente; Fabrizio Pieroni, Diretor Financeiro; Monica Zingaro, Secretária Geral; Felipe Fernandes, Diretor de Prerrogativas; Silvio Rodrigues, Diretor de Esportes e Patrimônio; Thaís Souza, Diretora de Assuntos Legislativos e Institucionais; José Luiz Souza de Moraes, Diretor de Comunicação; e Patricia Ulson Pizarro, Conselheira Assessora.

Procuradora Geral do Estado Lia Porto

A sessão foi aberta pela Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Lia Porto. “Hoje é um dia de festa e alegria. A PGE-SP conta agora com 98 novos Procuradores e Procuradoras do Estado. Posso garantir que nós temos uma Instituição comprometida e alegre. Aqui fazemos amigos e fazemos história. Se eu fosse dar um conselho a vocês, diria três coisas: comprometimento, coleguismo e alegria. Nada se faz com pensamentos negativos. Nada se se faz sem alegria. Nada se faz sem trabalho em equipe. Por isso, somos uma Instituição tão vibrante. (…) Somos advogados públicos e advogadas públicas. Todos fazemos parte da mesma instituição e cada um de vocês é muito importante para nós. O trabalho de cada um fará diferença para a PGE-SP”, frisou. A Procuradora Geral fez agradecimentos à comissão organizadora do concurso, aos Conselheiros da PGE-SP, à Corregedoria Geral da PGE-SP, ao Centro de Estudos da PGE-SP, aos ex-Procuradores Gerais que deram andamentos às fases anteriores do certame e às entidades de classe. Em especial, agradeceu ao Governador João Doria e ao Vice-Governador Rodrigo Garcia pela sensibilidade de, em um momento de dificuldade financeira, acolher este importante pleito da Procuradoria.

Governador João Doria

O Governador João Doria asseverou o respeito do Governo e de todo o Secretariado pela PGE-SP e pela Dra. Lia, reiterando todo o empenho e a perseverança da Procuradora Geral para que a nomeação dos novos Procuradores ocorresse. “Quero cumprimentar a todos que hoje recebem seu diploma e a sua consagração para serem Procuradores do Estado de São Paulo. Não foi fácil. 98 selecionados em 11.400 candidatos inscritos. Sintam-se muito homenageados. (…) São Paulo é uma nação. Sempre digo: um país dentro de um país. Esta é a nação que vocês vão representar a partir de agora. Tenho certeza que o farão com muito orgulho, porque São Paulo é um orgulho para o Brasil. Se São Paulo for bem, o Brasil irá bem. Este é um estado tão importante, tão significativo naquilo que representa para o país, que 32% da economia brasileira é concentrada aqui. Por isso, vocês têm uma responsabilidade redobrada. São Paulo e o Brasil agradecem a vocês pelo empenho, pela dedicação, pelo esforço, pelo estudo e pela vitória alcançada”, ressaltou.

Vice-governador Rodrigo Garcia

O Vice-governador Rodrigo Garcia salientou que ao exercer o cargo de Secretário de Governo coloca-se sempre ao lado da PGE-SP. “É uma alegria viver esse importante momento a Instituição, quando vocês ingressam em uma carreira nobre que é a de Procurador do Estado de São Paulo. Eu que tive a honra de servir o Estado em outras oportunidades posso testemunhar, e já fiz isso junto ao Governador, o comprometimento e o profissionalismo dos Procuradores. É verdadeiramente uma carreira que orgulha o Governo e o nosso Estado de São Paulo”, afirmou.

Pedro Monnerat Heidenfelder, primeiro colocado no concurso

O primeiro colocado no certame, Pedro Monnerat Heidenfelder, discursou em nome de todos os empossados, expressando sua honra de representar um grupo tão especial de novos Procuradores. “(…) É exatamente isto que pretendemos oferecer ao Estado de São Paulo e à Procuradoria: nosso saber acumulado, nossa força de trabalho e nossa vontade de oferecer uma contribuição para o projeto coletivo de Estado e de País. Vontade também de ajudar a construir uma administração pública mais humana, que seja capaz de enxergar o administrado e de se comunicar com ele de forma clara, buscando ser compreendida também pelas pessoas comuns. E quando os conflitos surgirem, porque os conflitos são inerentes a uma sociedade democrática, que seja capaz de evitar a litigância como um fim em si mesma. Deixo, portanto, uma mensagem de gratidão e de otimismo. Mas um otimismo com pé no chão, um otimismo de quem já aprendeu que para conquistar qualquer coisa nessa vida é preciso muito, mas muito trabalho” (clique aqui para a íntegra). Na sequência, o segundo colocado no concurso, Lucas Soares de Oliveira, leu o termo de posse.

Autoridades presentes

Prestigiaram a cerimônia o Defensor Público-geral de São Paulo, Davi Depiné Filho; a subprocuradora-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Lidia Helena Ferreira da Costa dos Passos, representando o Procurador-geral de Justiça; o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o  Secretário de Estado da Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos; o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira; o Vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP), Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho; e a Presidente do SINDIPROESP, Márcia Semer.