Tarsila Popular e o modernismo brasileiro são os temas dos próximos passeios culturais da APESP!

Mostra “Casa Modernista – Gregori Warchavchik” será o próximo passeio cultural da APESP!
14 de maio de 2019
PGE-SP assina convênio relativo à Justiça Restaurativa
14 de maio de 2019

Nos próximos dias 29/5 e 12/6 (quartas-feiras), às 10h, a APESP realizará passeios culturais com a temática voltada ao modernismo brasileiro: o primeiro será à concorridíssima exposição “Tarsila Popular, em cartaz no MASP; o segundo será à exposição “Casa Modernista – Gregori Warchavchik”.

Dia 29/5 – exposição “Tarsila Popular”: com curadoria de Fernando Oliva, curador do MASP, e Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu, o “enfoque da exposição é o popular, que em Tarsila do Amaral se manifesta através das paisagens do interior ou do subúrbio, da fazenda ou da favela, povoadas por indígenas ou negros, personagens de lendas e mitos, repletas de animais e plantas, reais ou fantásticos. Mas a paleta de Tarsila (que serve de inspiração para as cores da expografia) também é popular: ‘azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante’” (com informações do site do MASP). Um dos destaques da mostra é o quadro “Abaporu”, integrante do acervo do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA), que volta a ser exposto no Brasil após 11 anos.

– Dia 12/6 – “Casa Modernista – Gregori Warchavchik”: mostra sobre a Casa Modernista, com fotografias antigas do interior e exterior, mobiliário e maquete. “Projetada em 1927 para abrigar a residência do arquiteto Gregori Warchavchik, recém-casado com Mina Klabin, filha de um grande industrial paulistano, a casa gerou forte impacto nos círculos intelectuais e na opinião pública em geral. Além da edificação, mereceu destaque o jardim, projetado por Mina Klabin, devido ao uso pioneiro de espécies tropicais. A família reside ali até meados dos anos 1970, quando decide vender a propriedade. A casa foi considerada como patrimônio cultural e histórico, tombada, a partir de 1984 pelas esferas Federal, Estadual e Municipal, devido à sua importância histórica, artística, arquitetônica e cultural” (com informações do site do Museu da Cidade de São Paulo).

HORÁRIO E LOCAL: para os dois passeios, o grupo sairá às 9h30, da sede administrativa da APESP (Rua Libero Badaró, nº 377, 9º andar). O horário do monitoramento é marcado pelas Instituições, razão pela qual pedimos pontualidade.

Para aqueles que forem diretamente às atrações, os endereços são:

  • MASP –encontro às 9h45 no endereço: Av. Paulista, n° 1578.
  • Casa Modernista – encontro às 9h45 no endereço: Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana.

RESERVAS: faça sua inscrição pelo telefone (11) 3293-0800, com a funcionária Fernanda (fbonifacio@apesp.org.br), até o dia 24/5 para a exposição “Tarsila Popular” e até o dia 7/6 para a exposição “Casa Modernista – Gregori Warchavchik”. O número máximo para os dois passeios é de 25 participantes.

A DIRETORIA