Em outubro, APESP promoverá o I Simpósio de Justiça e Cidadania. Participe!

APESP presente na posse do novo Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli
14 de setembro de 2018
Presidente da APESP representa o FOCAE-SP em debate de candidatos ao Governo de SP no SBT!
19 de setembro de 2018

No próximo dia 22/10/2018, das 8h30 às 17h00, a APESP – em parceria com o CEJUSC Fazenda Pública do TJ-SP – promoverá, em sua sede administrativa (Rua Libero Badaró, 377, 9º andar), o I Simpósio de Justiça e Cidadania, com o tema “Os caminhos da Justiça frente aos novos desafios da modernidade”. O evento, que contará com a presença de importantes nomes ligados à Justiça, tem como objetivo propor uma discussão sobre os avanços da Justiça e da cidadania e seus desafios prospectivos na sociedade contemporânea.

– O evento é gratuito e as inscrições deverão ser efetuadas até o dia 10 de outubro (ou o limite de vagas), pelo e-mail apesp@apesp.org.br

– Inscreva-se o quanto antes e participe deste importante evento, que terá como programação:

Das 8h30 às 09h30 – Cadastramento e café da manhã

Das 09h30 às 10h00 – Abertura com o Presidente da APESP, Marcos Nusdeo

Das 10h00 às 10h30 – Palestra sobre o tema “Justiça e Modernidade”, com o Dr. Ricardo Pereira Jr: coordenador da Central dos Oficiais de Justiça do Fórum João Mendes Jr., membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo e também juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Capital; graduado em Direito pela Universidade de São Paulo; realizou cursos de especialização sobre o Sistema Legal norte-americano, na Universidade de Loyola em Nova Orleans, e de Administração Judicial, no Institute of Advanced Legal Studies na Universidade de Londres; é também Doutor em Filosofia do  Direito pela Universidade de São Paulo.

Das 10h30 às 10h40 – Debate

Das 10h40 às 11h10 – Palestra sobre o tema “Justiça Federal e Conciliação”, com os Drs. Eurico Zecchin Maiolino:   Presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo, Juiz Federal Titular da 6ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo, Mestre e Doutor e Pós-Doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, Juiz Auxiliar da Central de Conciliação de São Paulo (2016-atual), Coordenador e coautor do Manual da Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região; e Bruno Takahashi: Mestre e Doutorando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo, Juiz Federal Coordenador da Central de Conciliação de São Paulo e Membro do Comitê Gestor Nacional da Conciliação do CNJ.

Das 11h10 às 11h20 – Debate

Das 11h20 às 11h50 – Palestra sobre o tema “O pensamento sistêmico a serviço da Justiça”, com a Drª Vanessa Aufiero da Rocha: Juíza de Direito Titular da 2a Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Vicente, Pós-graduanda em Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare e Instituto Hellinger Schule; Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Vicente; Treinada em Mediação pelo New York Center for Interpersonal Development/NYCID — Staten Island — NY — USA Pós-Graduada em Mediação pela PUC-SP.

Das 11h50 às 12h00 – Debate

Das 12h00 às 13h30 – Intervalo almoço

Das 13h40 às 14h10 – Palestra sobre o tema “O Direito de Família e a sociedade contemporânea”, com o Dr. Nelson Sussumu Shikicima: Advogado, Conselheiro Estadual da OAB-SP, Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP, Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP desde 2003, Coordenador Pedagógico do Legale Cursos Jurídicos, Professor de Direito Civil de Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e OAB do Legale Cursos Jurídicos e do Curso de Pós Graduação da Faculdade Legale, Doutor em Ciências Jurídicas e Pós-Doutor em Direito, autor dos Livros Lições de Direito de Família (2ª. Edição) e Direito Civil para Exame de Ordem e Concursos Públicos (3ª Edição).

Das 14h10 às 14h20 – Debate

Das 14h20 às 14h50 – Palestra sobre o tema “Sociedade e Justiça Restaurativa”, com a Drª. Ana Sofia Schmidt de Oliveira: Procuradora do Estado desde 1987, atualmente em exercício na Procuradoria de Procedimentos Disciplinares. Foi Coordenadora da Assistência Judiciária nos Presídios,  Ouvidora Geral da PGE,  Coordenadora de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Especialista e Mestre em Direito Penal e Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Autora do livro “A vítima e o Direito Penal” e de diversos artigos em revistas especializadas, destacando-se “Pela Superação do Paradigma Punitivo: por um procedimento disciplinar restaurativo” – Revista do Centro de Estudo da PGE lançada em 2017 por ocasião dos 5 anos de criação da Procuradoria de Procedimentos Disciplinares. Formada em Gestalt Terapia pelo Instituto Gestalt de Vanguarda e em Mediação de Conflitos pela Associação Palas Athena. Fez a formação em processos circulares com Kay Pranis. Coordena o Comitê Gestor do Programa de Soluções Adequadas de Conflitos de Natureza Disciplinar criado pela Resolução Conjunta PGE/SS/SEE/SAP n. 1/2018

Das 14h50 às 15h00 – Debate

Das 15h00 às 15h30 – Intervalo

Das 15h30 às 16h00 – Palestra sobre o tema “Precedentes Vinculantes e Segurança Jurídica”, com o Des. Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti: Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1977); Especialização em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura (2005); Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas;  Desembargador do  Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Presidente da Associação Paulista dos Magistrados – APAMAGIS – biênio 2010/2011; Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – biênio 2016/2017.

Das 16h00 às 16h10 – Debate

Das 16h10 às 16h40 – Palestra sobre o tema “A invisibilidade de Gênero, Raça e Etnia nas relações sociais e políticas”, com a Drª. Cidinha Raiz: Pós-graduada em História da África e do Negro no Brasil – FCCB; Pós-graduada em Recursos Humanos – FI; Bacharel, Licenciada e Psicóloga – FPCL; Coordenadora do CRM25 – Centro de Referência da Mulher; Mediadora Criminal e Conciliadora Civil; Consultora da Comissão de Igualdade Racial – OAB-SP; Diretora Consultiva do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial – Inspir – 2000 a 2018; Diretora da Federação de Mulheres Paulistas- FMP- 2008 a 2018; Conselheira – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra – CPDCN · Membro da Comissão do Negro e Assuntos Anti Discriminatórios da OAB SP- CONADE; e Membro do Comitê Regional de Mulheres para América Latina e Caribe.

Das 16h40 às 16h50 – Debate

Das 17h00
– Encerramento