Governador escolhe segundo mais votado da lista tríplice e Sérgio Itikawa é o novo corregedor geral da PGE SP

OAB SP pede ao Governador a nomeação do dr. Danilo Barth como corregedor geral
24 de setembro de 2015
Caio Guzzardi: “Desnaturar a advocacia pública é nos tornar burocratas, carimbadores de papel”
30 de setembro de 2015

O Governador nomeou no dia 25/09 o procurador do Estado Sérgio Seiji Itikawa como o novo corregedor geral da PGE SP para exercer um mandato de dois anos. Na eleição da lista tríplice pelo Conselho da PGE, Itikawa teve quatro (4) votos contra os seis (6) recebidos pelo procurador Danilo Barth Pires. Também figurou na lista com um (1) voto a colega Regina Celi Pedrotti Vespero Fernandes.

A escolha feita pelo Governador Geraldo Alckmin não atendeu aos pedidos da Apesp (em ofício subscrito pelo presidente Caio Guzzardi), da OAB SP (em ofício subscrito pelo presidente Marcos da Costa) e pelo Sindiproesp (ofício do presidente Derly Barreto) pela indicação do integrante mais votado para a lista tríplice formada no dia 22/09 pelo Conselho da PGE.

Vale destacar que a questão está judicializada. Às vésperas da eleição agendada para 18/09, o Sindiproesp obteve uma liminar em Mandado de Segurança pleiteando que apenas fossem considerados para a escolha os colegas inscritos até o dia 10/09 (prazo acordado do Conselho), desconsiderando-se os quatro nomes indicados pelos conselheiros natos no dia seguinte em sessão do Colegiado. A liminar foi cassada pelo presidente do TJ SP José Renato Nalini. Conheça todos os colegas envolvidos na eleição:

Cyro Saadeh; Daniel Carmelo Pagliusi Rodrigues; Danilo Barth Pires (o mais votado com 6 votos); Levi de Mello; Maria Rita de Carvalho Melo; Regina Celi Pedrotti Vespero Fernandes (compôs a lista com um 1 voto); Roberto Mendes Mandelli Junior. Egídio Carlos da Silva (colega indicado pelo subprocurador Fernando Franco e que posteriormente retirou sua candidatura); Mirian Kiyoko Murakawa (colega indicada pela procuradora-chefe do Centro de Estudos Mariângela Sarrubbo); Sergio Seiji Itikawa (colega indicado pela subprocuradora Cristina Mastrobuono. Foi o segundo colocado com 4 votos e o escolhido para ocupar o cargo) e Wladimir Ribeiro Júnior (colega indicado pelo procurador geral Elival da Silva Ramos).

Fonte: Apesp