PGE-SP recebe seis novos Procuradores do Estado em reforço à luta pela coisa pública

Delegada Raquel Gallinati assume como Deputada Estadual de SP; APESP prestigia a solenidade
29 de novembro de 2025
Com show de Alceu Valença, festa de fim de ano da APESP reúne quase 800 convidados em uma noite memorável. Veja as fotos!
2 de dezembro de 2025

O Conselho da PGE-SP, em sessão solene sob a Presidência da Procuradora Geral, Inês Coimbra, deu posse hoje (1º) a seis novos (as) Procuradores (as) do Estado de São Paulo do 23º concurso de ingresso na carreira.

Foram empossados os colegas Tainara Fernanda Talhaire; Rodrigo Nogueira Ribeiro;

Estevão Rocha Malta; Vandre Barbosa Colares; Levi de Almeida de Oliveira; e Robson Eduardo Ribeiro de Miranda Filho.

“Parabéns a cada um de vocês. Sejam muito bem-vindos à uma Instituição fantástica, com 77 anos de existência e composta por colegas muito talentosos.  Por aqui passaram pessoas que mudaram não só a história do Estado de São Paulo, mas também a história do Direito e do país”, destacou o Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes.

Na carreira há 22 anos, Moraes expressou todo o seu amor pela PGE-SP. “A defesa da coisa pública é a defesa da democracia. Os Advogados Públicos são os verdadeiros Advogados da Democracia, pois defendemos as políticas públicas que são escolhidas de forma direta pelo povo. Não existe uma escola, não existem hospitais, nem a contratação de policiais cuja análise não passe por um Procurador de Estado”, registrou.

O Presidente da Associação aproveitou para congratular a Dra. Inês Coimbra. “A atual gestão do GPGE revolucionou a Procuradoria. A instituição em que vocês ingressam hoje é muito diferente do que era pouco tempo atrás”.

Por fim, colocou a APESP à disposição dos novos colegas. “Sejam muito bem recebidos também pela APESP. Contem conosco todos os dias. na defesa dos seus interesses e também na defesa da Procuradoria”.

A Procuradora Geral Inês Coimbra externou toda a sua alegria ao dar posse ao novos integrantes da carreira.

“A PGE-SP tem 77 anos de uma trajetória marcada pela defesa do interesse público, pela busca da justiça e pelo compromisso inegociável com a legalidade. Quando falamos de Advocacia de Estado, falamos de algo que vai além dos autos dos processos.  A partir de hoje, vocês passam a atuar na viabilização de políticas públicas que impactam a vida concreta das pessoas. A escola que abre; o hospital que funciona; a política ambiental que se sustenta; e a infraestrutura que se torna possível.  Nada disso acontece sem segurança jurídica e não existe segurança jurídica sem uma Advocacia Pública forte, técnica e comprometida”, ressaltou.

Coimbra completou: “A PGE-SP existe como um corpo coletivo e em trabalho conjunto. A partir de hoje vocês pertencem a essa casa; e essa casa passa a pertencer um pouco a cada um de vocês”.

A nova Procuradora Tainara Fernanda Talhaire fez a leitura do termo de posse pelos novos Procuradores e Procuradoras do Estado de São Paulo.

O novo Procurador Vandre Barbosa Colares discursou em nome dos empossados: (…) ainda que tomados pela justa euforia, saibamos que o momento é sim de celebrar, mas também de olhar para a missão institucional que se avizinha. Como já dito − e reitero − a PGE-SP é uma instituição de excelência. Temos que estar à altura da instituição, dos grandes nomes que aqui já passaram, daqueles que ainda a compõem  e,  principalmente,  da população paulista, que passa a contar conosco para o bom, eficiente e democrático funcionamento da máquina pública em nossa esfera de atuação. A fase do concurso se encerrou, e agora nos voltemos a exercer as atribuições do cargo de Procurador do Estado de São Paulo pelos próximos anos de maneira mais compromissada, ética e proba a nosso alcance. Esta será nossa missão de vida”.

Ao final da sessão, os empossados fizeram uma homenagem e deram um presente    de agradecimento ao Presidente José Luiz Souza de Moraes pelo apoio da Associação antes mesmo da nomeação e posse na PGE-SP.

Também fizeram uso da palavra para celebrar a posse dos novos Procuradores os Conselheiros eleitos e natos, bem como a Presidente do SINDIPROESP, Anna Cândida Alves Pinto Serrano.