APESP na Estrada: antes da homenagem, a Diretoria reuniu-se com os colegas da PR- 6 para tratar de temas de interesse da carreira
Na noite de ontem (24), em Ribeirão Preto, os ex-Procuradores Gerais do Estado de São Paulo, Dirceu José Vieira Chrysostomo e Feres Sabino foram condecorados com a “Comenda Jubileu de Diamante” pelos 75 anos de existência da APESP − uma láurea que homenageia personagens referenciais e que contribuíram na construção da PGE-SP e da Advocacia Pública brasileira.
“Nossos colegas, Dirceu e Feres, contribuíram significativamente com a PGE-SP e a APESP. A Advocacia Pública, paulista e brasileira, evoluiu muito com a atuação deles à frente do comando da maior Procuradoria do país. Poder homenageá-los é, na verdade, um orgulho para a nossa Associação”, registrou o Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes.
Também estiveram presentes a Secretária Geral da APESP, Isabelle Maria Verza, e o Diretor Financeiro da entidade, Fabrizio Pieroni.
Ribeirão-pretanos, ambos ingressaram na PGE-SP para atuar na PR-6, onde iniciaram uma grande trajetória na Procuradoria, que culminou no exercício do cargo máximo da Instituição. Sabino foi Procurador Geral do Estado entre 1985 e 1987, durante o Governo Franco Montoro, e Chrysostomo comandou a PGE-SP entre 1992 e 1995, durante o Governo Luiz Antônio Fleury.
Na gestão do Procurador Geral, Feres Sabino, foi feita a Lei Orgânica anterior à atual (LC nº 478, de 18/07/1986) que, entre outras medidas de vanguarda, previu o Conselho da PGE com maioria de membros eleitos diretamente pela carreira.
Na Ordem dos Advogados do Brasil, Dirceu foi presidente da Comissão de Advocacia Pública do Conselho Federal e integrante da Comissão dos Cursos de Estágio Profissional da OAB-SP. Feres é, atualmente, presidente da Comissão da Verdade da OAB de Ribeirão Preto, atuando pela criação de oportunidades para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade no âmbito do Sistema Penitenciário paulista.
APESP na Estrada
À tarde, antes da homenagem, os dirigentes da Associação reuniram-se na sede da Regional de Ribeirão Preto com os colegas da Unidade para tratar dos temas de interesse da carreira, retomando o projeto “APESP na Estrada”.
Entre os assuntos tratados, estiveram os problemas apresentados pelo Attus e as necessidades de aprimoramento nas Resoluções de regulamentação da licença compensatória e do auxílio saúde.
Com uma abrangência de 60 municípios e 24 colegas classificados, a PR-6 está sediada em Ribeirão Preto − a 7ª cidade mais populosa do Estado e que tem o 25º PIB do Brasil, figurando à frente de capitais como São Luís, Belém e Cuiabá.
“Agradecemos, em nome do Procurador Chefe, Luciano Rossato, aos colegas da Unidade pela calorosa acolhida. Foi uma grande oportunidade para discutir os principais pleitos da carreira e também expor toda a atuação da nossa Associação”, completa Moraes.