Doutores Dirceu e Feres, grandes personagens da PGE-SP, são condecorados com a “Comenda Jubileu de Diamante” da APESP

Parceria com a “Assessoria 100 Limites” oferecerá aos associados apoio nas corridas de rua patrocinadas pela APESP
25 de outubro de 2024
Associado da APESP, Levi de Mello, recebe Medalha Centenário da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”
26 de outubro de 2024

APESP na Estrada: antes da homenagem, a Diretoria reuniu-se com os colegas da PR- 6 para tratar de temas de interesse da carreira

Na noite de ontem (24), em Ribeirão Preto, os ex-Procuradores Gerais do Estado de São Paulo, Dirceu José Vieira Chrysostomo e Feres Sabino foram condecorados com a “Comenda Jubileu de Diamante” pelos 75 anos de existência da APESP − uma láurea que homenageia personagens referenciais e que contribuíram na construção da PGE-SP e da Advocacia Pública brasileira.

“Nossos colegas, Dirceu e Feres, contribuíram significativamente com a PGE-SP e a APESP. A Advocacia Pública, paulista e brasileira, evoluiu muito com a atuação deles à frente do comando da maior Procuradoria do país. Poder homenageá-los é, na verdade, um orgulho para a nossa Associação”, registrou o Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes.

Também estiveram presentes a Secretária Geral da APESP, Isabelle Maria Verza, e o Diretor Financeiro da entidade, Fabrizio Pieroni.

Ribeirão-pretanos, ambos ingressaram na PGE-SP para atuar na PR-6, onde iniciaram uma grande trajetória na Procuradoria, que culminou no exercício do cargo máximo da Instituição. Sabino foi Procurador Geral do Estado entre 1985 e 1987, durante o Governo Franco Montoro, e Chrysostomo comandou a PGE-SP entre  1992 e 1995, durante o Governo Luiz Antônio Fleury.

Na gestão do Procurador Geral, Feres Sabino, foi feita a Lei Orgânica anterior à atual (LC nº 478, de 18/07/1986) que, entre outras medidas de vanguarda,  previu o Conselho da PGE com maioria de membros eleitos diretamente pela carreira.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, Dirceu foi presidente da Comissão de Advocacia Pública do Conselho Federal e integrante da Comissão dos Cursos de Estágio Profissional da OAB-SP. Feres é, atualmente, presidente da Comissão da Verdade da OAB de Ribeirão Preto, atuando pela criação de oportunidades para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade no âmbito do Sistema Penitenciário paulista.

APESP na Estrada

À tarde, antes da homenagem, os dirigentes da Associação reuniram-se na sede da Regional de Ribeirão Preto com os colegas da Unidade para tratar dos temas de interesse da carreira, retomando o projeto “APESP na Estrada”.

Entre os assuntos tratados, estiveram os problemas apresentados pelo Attus e as necessidades de aprimoramento nas Resoluções de regulamentação da licença compensatória e do auxílio saúde.

Com uma abrangência de 60 municípios e 24 colegas classificados, a PR-6 está sediada em Ribeirão Preto − a 7ª cidade mais populosa do Estado e que tem o 25º PIB do Brasil, figurando à frente de capitais como São Luís, Belém e Cuiabá.

“Agradecemos, em nome do Procurador Chefe, Luciano Rossato, aos colegas da Unidade pela calorosa acolhida. Foi uma grande oportunidade para discutir os principais pleitos da carreira e também expor toda a atuação da nossa Associação”, completa Moraes.