Reiniciada a programação de lazer e cultura, os associados da APESP, acompanhados de seus familiares, viajaram no final de semana de 5 a 7 de agosto para a pequena cidade de Conservatória, distrito de Valença, no estado do Rio de Janeiro, repleta de construções históricas e de fazendas de café e gado leiteiro, hoje transformadas em hotéis.
A cidade respira música e tornou-se conhecida por suas serenatas e serestas que acontecem todas as sextas-feiras e sábados, exceto nas noites de chuva. Os cantores e violeiros de Conservatória se reúnem às 20h na pequena Casa da Cultura onde começa a apresentação de velhas e novas cantigas de amor. E, por volta das 22h saem eles em cortejo pelas ruas da cidade, cantando e declamando, seguidos da população local e dos turistas. São senhores e senhoras que nos outros dias da semana desenvolvem diferentes atividades, mas que possuem em comum o gosto pela boa música brasileira.
E, para que essa tradição não morra quando eles já não mais cantarem e tocarem, os seresteiros vêm incentivando os adolescentes locais a aprenderem a tocar um instrumento. Assim, à noite reúnem-se os velhos seresteiros e os jovens aprendizes com seus violões, cavaquinhos e flautas. E a boa música de amor se faz ouvir pelas ruas de Conservatória.
Nossos associados puderam conhecer ainda dois museus que guardam a vida e a história de cantores brasileiros como Sílvio Caldas, Nelson Gonçalves, Guilherme de Brito, Vicente Celestino e sua esposa Gilda de Abreu – cantora lírica e escritora. E puderam ainda participar de uma sessão de cinema no Cine Centímetro, obra de um carioca obstinado que em sua adolescência foi um fã incondicional do Cine Metro e que, após a falência dessa empresa, conseguiu comprar parte de seu espólio e construiu uma pequena sala de espetáculos em chácara pertencente à família, lá em Conservatória. Os associados puderam assistir a uma seleção de antigos filmes da Metro como Cantando na Chuva, Sete Noivas para Sete Irmãos, Ben Hur e até mesmo Tom e Jerry, com direito à pipoca na saída, na pequena pracinha construída para acomodar o Cine Centímetro.
Os associados da Apesp ficaram hospedados na Fazenda Florença, muito bem conservada em seus aspectos históricos e paisagísticos. Sua casa grande transformou-se em museu do mobiliário brasileiro e louça do final do período império e, por isso mesmo vem servindo de cenário para várias novelas de época.
Na manhã de sábado aconteceu um sarau, com pequena representação pelos moradores e funcionários do hotel da cena de entrega do Título de Barão de Guaraciaba a um tropeiro, de origem negra, que com seu trabalho conseguiu adquirir uma das fazendas locais, seguida de modinhas do século XIX.
E claro, como nem só de cultura vive o homem, houve também uma visita a um dos alambiques da região, o Vilarejo, situado na fazenda do mesmo nome, com direito a degustação.
Você perdeu tudo isso? Não se preocupe. Já estamos programando outro passeio cultural em parceria com a Costa Almeida Viagens e Turismo. Brevemente estaremos divulgando o roteiro e a programação.