Campanha Sinal Vermelho: Procuradoras do Estado engajadas no enfrentamento da violência doméstica

Reformas Administrativas: novamente em duas frentes, APESP mobiliza-se no Congresso Nacional e na ALESP
23 de setembro de 2020
APESP faz esforço final contra o PL 529/2020 em reunião com a Deputada Edna Macedo
30 de setembro de 2020

A Diretora Financeira da APESP, Monica Petri, participou hoje (25/9) de mais uma reunião do Núcleo Estadual da Campanha Sinal Vermelho, que tem o objetivo de traçar diretrizes e estender a todas as comarcas do Estado de São Paulo o enfrentamento da violência doméstica – recrudescida com a pandemia da COVID-19 e a necessidade do isolamento social. A videoconferência contou com 60 participantes de diversas instituições e entidades.

“A ideia da APAMAGIS de criação desse núcleo foi prontamente acolhida pela APESP, contando com uma importante colaboração de nossas Diretoras e associadas das Procuradorias Regionais”, destaca Petri, que foi acompanhada da reunião das Procuradoras Cíntia Byczkowski   (PR-5), Alessandra Seccacci (PR-5), Fabiana Mulato (PR-6) e Carla Pittelli (PR-8).

Destaque-se também a atuação nessa campanha da Vice-presidente da APESP, Monica Zingaro; da Diretora de Comunicação, Marialice Gonçalves; da Diretora de Esportes e Patrimônio, Bruna Alvarez; e Diretora do Interior e demais Unidades fora da Capital, Clara Angelica do Carmo Lima.

“Todas essas colegas estão muito engajadas em uma causa tão importante para a nossa sociedade. A Campanha Sinal Vermelho, uma iniciativa da AMB e do CNJ, ganhou uma enorme proporção, tendo um alcance de 8 milhões de usuários das redes sociais”, afirma Marialice Gonçalves.

Diretrizes

O plano de ação do grupo envolve a criação de núcleos regionais com representantes das entidades apoiadoras em cada Região Administrativa Judiciária para fomentar práticas locais, entre elas contatos com a municipalidade, com os comandos da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, e com as redes de farmácias, para orientações acerca do preenchimento do termo de adesão e do protocolo de acolhimento das vítimas.

Curso

Ademais, a COMESP (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo) preparou um curso interdisciplinar voltado à formação desses profissionais, que abordarão os seguintes temas: Marcas da Violência; Efeitos da Violência; Cultura da Violência; Estatísticas da Violência; Lei Maria da Penha; e Rede de Enfrentamento.

Protocolo da Campanha Sinal Vermelho

As mulheres que se encontram em uma situação de risco devem pedir ajuda nas farmácias parceiras com um sinal vermelho desenhado com um batom na palma da mão.

Assim que o comerciante ou atendente perceber o pedido de socorro, deverá imediatamente ligar para o 180 ou 190.

Essas mulheres precisam do nosso apoio!

Maiores informações no site www.amb.com.br/sinalvermelho