Na manhã de ontem (3/3), foi aprovada em 2º turno, por 59 votos favoráveis e 32 contrários, em 2º turno, a PEC 18/2019 – Reforma da Previdência estadual. Assim como ocorreu no 1º turno, a votação foi apertada para o Governo, sendo necessário o voto do Presidente da ALESP, Deputado Cauê Macris. Destaque-se que o quórum mínimo necessário para aprovação de uma PEC é de 57 votos (2/3 dos Deputados estaduais).
“O nosso trabalho ontem começou antes das 8h e se estendeu até depois das 20h – mais de 12 horas percorrendo os corredores e Gabinetes da ALESP. Foi uma tarefa árdua, pois precisamos enfrentar um forte esquema de segurança, incluindo a presença da tropa de choque da PM. Todo esse aparato gerou um confronto, com bombas de gás de pimenta e tiros com balas de borracha, em um dia muito triste para a democracia do Estado de São Paulo. Mas, mesmo assim, a APESP e o FOCAE-SP mantiveram uma firme mobilização até a votação da proposta. Temos certeza que lutamos um bom combate”, registra Fabrizio Pieroni, Presidente da APESP, que esteve acompanhado da Diretora Financeira, Monica Farsky, e o Secretário Geral, José Luiz Souza de Moraes.
PLC 80/2019 poderá ser votado ainda hoje
Na manhã de hoje (4/3), a APESP e o FOCAE-SP já se encontram na ALESP para acompanhar a votação do PLC 80/2019, que regulamenta a Reforma da Previdência estadual. O texto a ser a aprovado é resultado de um acordo entre os Deputados e a Liderança do Governo por meio da apresentação de uma emenda aglutinativa, que funde o texto original apresentado pelo Executivo com propostas apresentadas pelos parlamentares.
A APESP dará seguimento à vigilância maciça na Assembleia, informando a carreira sobre todos os desdobramentos da Reforma da Previdência estadual.