Marcação cerrada: o Presidente da APESP e Diretor de Previdênca da ANAPE, Marcos Nusdeo, esteve novamente hoje (7/2) na Câmara dos Deputados para tratar da Reforma da Previdência (PEC 287/2016) e da garantia de direitos dos Procuradores do Estado.
Mesmo não estando claro se a Emenda Aglutinativa da PEC da Previdência irá mesmo à votação em plenário, a ANAPE e a APESP continuam em regime de plantão permanente em Brasília.
Na semana passada, tiveram a oportunidade de reiterar ao deputado Rogério Rosso (PSD/DF) as propostas que entendem indispensáveis para aprimoramento do texto.
Hoje pela manhã, o deputado Arthur Maia (PPS/BA), relator da PEC da Previdência, apresentou sua nova versão da Emenda Aglutinativa, com uma única alteração: previsão da pensão por morte integral no caso de falecimento de militar em serviço.
Após uma longa explicação sobre o tema em pronunciamento na Câmara dos Deputados, o relator conversou com os Presidentes da ANAPE e APESP. “Tivemos a oportunidade de falar com o Deputado Arthur Maia e reiterar a ele os pontos que entendemos indispensáveis para o aprimoramento do texto. Ele nos disse que o texto apresentado é o consenso até a data de hoje, mas que está aberto as outras propostas de modificações que serão apresentadas. No entanto, fez uma ressalva: somente alterará o texto se tais propostas trouxerem votos”, relata Nusdeo.
Os representantes dos Procuradores do Estado reuniram-se também, dentre outros, com:
– o novo líder do DEM, deputado Rodrigo Garcia (SP), que confirmou haver diversas propostas de modificações no texto apresentado. Segundo ele, as discussões se iniciarão a partir do dia 19/2, com previsão de votação na semana subsequente.
– os Deputados Fábio Ramalho (MDB/MG), 1º Vice-Presidente da Câmara, e Rogério Rosso, que asseveraram ter a percepção de que o Governo está longe do quórum necessário para aprovar a PEC.
Além de Nusdeo, estiveram presentes à mobilização de hoje: o Presidente da Anape Telmo Lemos; o Vice-Presidente da ANAPE Carlos Rohrmann; e o Presidente da ANADEP, Antonio José Maffezoli Leite.