A Diretoria da APESP realizou diversas reuniões com a operadora Qualicorp visando obter respostas e modificações no quadro de aumentos apresentados para todos os planos comercializados por essa empresa, mas sem êxito.
Os aumentos foram aplicados a todas as categorias que estão sob os contratos dessa administradora. Para a APESP, foram apresentados os seguintes índices de reajustes:
Bradesco – 24,50%
SulAmérica – 19,46%
Amil – 22,49%
Amil Odontológico – 10,36%
Odontoprev – 28,80%
BEM Emergências Médicas – 11,57%
Salientamos que o índice de reajuste de 13,57%, estabelecido pela ANS, somente se aplica aos planos individuais ou familiares, o que não é o caso dos nossos planos que são qualificados como coletivos por adesão.
A grande maioria dos nossos associados possui planos da “SulAmérica Saúde”. Com a finalidade de reduzir o impacto do aumento, sugere-se seja contatada a funcionária da APESP, Cintia (convenios@apesp.org.br), responsável pelos convênios, a fim de realizar a cotação de outros planos que possam ser mais vantajosos. Muitos colegas têm substituído o SulAmérica pelo Bradesco.
A mudança de planos equivalentes sem carências e demais exigências é possível em razão de o período de portabilidade ter se iniciado em 1º de julho, terminando em 31 de outubro de 2016.
A Qualicorp atenderá aos nossos associados na sede administrativa da APESP, na Rua Líbero Badaró, 377, no dia 19/07 às 16h para a solução de dúvidas e informações.
Em face de a QUALICORP manter verdadeiro monopólio nesse segmento, retirando qualquer poder de negociação por parte das entidades no estabelecimento de preços e política de aumentos, a APESP vem realizando estudos sobre essa situação, QUE serão oportunamente divulgados aos associados.