Evento serviu ainda como um reforço na convocação para o Dia Nacional de Mobilização da Advocacia Pública em Brasília no dia 14 de maio
A Comissão da Advocacia Pública da OAB-SP realizou ontem (27) o evento “Advocacia Pública: uma prerrogativa necessária”, que reuniu Presidentes de entidades da Advocacia Pública Nacional das esferas federal, estadual e municipal para entregar a esses dirigentes a “Láurea de Agradecimento” concedida pela Ordem.
A abertura da solenidade teve a participação de Leonardo Sica, Vice-Presidente da OAB-SP; Nilma de Castro Abe, Presidente da Comissão da Advocacia Pública; e Carlos Figueiredo Mourão, Vice-Presidente da Comissão da Advocacia Pública − que também foram laureados.
O Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes, externou a sua honra em estar presente no evento e em receber a láurea. “É um dia maravilhoso, quando pela primeira vez enxergo uma Advocacia Pública una. Estamos todos sob um mesmo teto de uma Instituição que prima e que luta pelo Estado Democrático de Direito. Hoje, está surgindo uma nova realidade de uma Advocacia Pública forte, respeitada e que deixará de ser um serviço silencioso”, registrou.
“O nosso trabalho permeia todas as políticas públicas. Não há escolas, hospitais, polícia na rua se não for um Advogado Público. A nossa função é essencial para o funcionamento do Estado e ao mesmo momento invisível para os governantes e para a população. Isso não pode continuar. No dia 14 de maio, vamos mostrar para todos no Congresso Nacional quão forte nós somos e quão importante a Advocacia Pública é para todos os níveis de poder. Vamos lutar por uma Advocacia Pública brasileira”, completou Moraes.
O Presidente da APESP fez ainda uma menção especial à “madrinha” desse importante evento, a Professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, que é associada da APESP.
O Presidente da ANAPE, Vicente Braga, também fez uma convocação para o Dia Nacional de Mobilização da Advocacia Pública, que ocorrerá no Congresso Nacional no próximo dia de maio. “Será um momento muito importante de mobilização para que nós Advogados Públicos, caminharemos e lutaremos juntos pela defesa das nossas prerrogativas. Vamos mostrar para Parlamentares, Deputados e Senadores, a importância de uma Advocacia Pública autônoma e com a mesma paridade de armas das demais funções essenciais à Justiça”, frisou Braga.
Também receberam as láureas de agradecimento
– Ana Cristina Leite Arruda, Presidente do SINDIPROESP;
– Lilian Oliveira De Azevedo Almeida, Presidente da ANPM;
– Sergio Montardo, Presidente da ANAFE;
– Jarbas dos Reis, Presidente da ANAJUR;
– Iolanda Guindani, Presidente do SINPROFAZ;
– Maria Santíssima Marques, Presidente da ANPPREV;
– Clovis dos Santos Andrade, Presidente da ANAUNI;
– Marcos Carboni, Presidente da APMSP;
– Yuri Ramon de Araújo, Presidente da APROLEGIS;
– Cleusa Lucia Souza, Presidente da ANAPA.
Homenagens Especiais
A OAB-SP prestou uma homenagem especial à Professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, associada da APESP, e à Procuradora Geral do Município de São Paulo, Marina Magro Beringhs Martinez.
Após a entrega da láurea, Di Pietro cumprimentou todos os Presidentes, na pessoa do Dr. José Luiz Souza de Moraes. “Essas homenagens trazem uma sensação de dever cumprido, mas também de saudade. O meu amor pelo Direito Administrativo veio em função do meu trabalho na Procuradoria. Eu fui primeiro Procuradora e depois Professora. Eu ingressei na PGE-SP em 1970 e só comecei a dar aula quase quinze anos depois. As atividades na Procuradoria me ajudaram muito na minha missão de doutrinadora. Então, sinto imenso orgulho de ter participado da carreira da Advocacia Pública”, destacou a Professora Maria Sylvia.
Posteriormente, a Dra. Maria Sylvia Zanella Di Pietro agraciou os presentes com uma “palestra/aula” com o tema “Relevância da Advocacia Pública na Defesa da Democracia”, com um panorama riquíssimo da carreira e do seu status Constitucional. Assista ao vídeo abaixo: