Visita temática à exposição \”Vermeer – Mulher de azul lendo uma carta\”.

Novos conselheiros para o biênio 2013/2014 tomam posse
10 de janeiro de 2013
Advocacia pública é alvo de desvirtuamento institucional
22 de janeiro de 2013

Em 30/01, a Apesp promoveu uma visita temática à exposição temporária \"Vermeer - Mulher de azul lendo uma carta\", em cartaz no MASP.

Em 30/01 (quarta-feira),  a Apesp promoveu uma visita temática à exposição temporária \”Vermeer – Mulher de azul lendo uma carta\”, em cartaz no MASP. Vinda do museu Rijksmuseum, de Amsterdã, e exposta pela primeira vez no Brasil, a obra-prima foi recém-restaurada e acaba de inaugurar o novo Museu de Arte da China em Xangai. No MASP, ocupa quatro salas especialmente preparadas no 1º andar. Durante a visita, os participantes terão acesso ainda a \”três outras salas dedicadas à descrição dos detalhes da restauração, acompanhados por textos que esmiúçam as particularidades da obra. Realizado entre 2010 e 2011, o processo de restauro mostrou que a obra, além de muito danificada, passou ao longo dos anos por diversas interferências que acabaram por alterar alguns de seus aspectos iniciais. (…) Claro exemplo de como o artista unia a objetividade dos detalhes, pensamentos e emoções em cenas simples do cotidiano, Mulher de Azul lendo uma carta transmite uma atmosfera de mistério envolta na expressão do personagem” (fonte: site do Masp). Do Brasil, a obra seguirá para o Getty Museum, em Los Angeles, antes de retornar a Amsterdã para a reabertura do Rijksmuseum, um dos principais museus do mundo, que desde 2003 passa por reforma e ficou parcialmente fechado. 

Saiba mais: Johannes Vermeer

Johannes Vermeer nasceu e morreu em Delft, Holanda (1632-1675), e viveu os anos de ouro da Holanda, período em que o país estendeu sua presença no mundo graças à navegação. Em vida, não obteve reconhecimento, que veio dois séculos depois. Mestre da representação da vida cotidiana em ambientes interiores equilibrados e atraentes, dele restaram 36 obras reconhecidas, quatro delas pertencentes ao Rijksmuseum (fonte: site do Masp).

PARTICIPE desta atividade que encontra grande aceitação entre os associados!