Na manhã de hoje (21/02), o deputado Fernando Capez (PSDB) inaugurou uma nova atividade na Apesp: o café da manhã com parlamentares. Iniciando o seu 2º mandato, em 15 de março próximo, Capez – que será o deputado mais votado atuando na Alesp – colocou-se à disposição dos procuradores nos pleitos legislativos.
A presidente Márcia Semer lembrou o importante auxílio que o deputado prestou à carreira na oportunidade da tramitação do PLC 53/2008, depois convertido na lei 1.082/2008. Especificamente, para restabelecer o critério da antiguidade para a promoção dos procuradores, não contemplado na proposta inicial.
Grande destaque no encontro foi a exposição sobre a necessidade de um melhor aparelhamento, sobretudo no que tange à criação de carreira de apoio-técnico administrativo, para que a Procuradoria possa bem cumprir o seu papel de carreira essencial à Justiça. O deputado admirou-se com o fato da PGE não realizar concurso para funcionários há 25 anos, não ter quadro de contador, estar com o quadro de engenheiros sucateado e estar com dificuldades para a obtenção de estagiários.
Falou-se também da proposta de encaminhamento do projeto da LOPGE e da questão da defesa dos agentes públicos, temas considerados como prioritários pelo procurador-geral.
Por fim, o deputado acolheu sugestão da diretoria da Apesp para se criar uma Frente Parlamentar da Advocacia Pública na Assembleia Legislativa – nos moldes da existente na Câmara dos Deputados. A idéia é instituí-la no dia 28/03, quando o vice-presidente, Michel Temer, será – por iniciativa do deputado Capez – homenageado na Alesp.
Saiba mais: a iniciativa de promover tais encontros é estreitar a relação com o Poder Legislativo – tanto na esfera estadual quanto na federal – e informar os parlamentares sobre a função da advocacia pública – especificamente sobre a carreira de Procurador do Estado -, demonstrando sua importância para o Estado e para a sociedade.