Programa Procurando Saber, motivo de orgulho para a carreira, conquista o Prêmio Innovare 2025

Convênio exclusivo entre APESP e MinutaIA oferece benefícios especiais aos associados
3 de dezembro de 2025

O Programa Procurando Saber, lançado pela PGE-SP em 2023, ganhou hoje (3) o Prêmio Innovare 2025, na categoria Advocacia em cerimônia realizada no Salão Branco do STF, em Brasília. A láurea foi entregue pelo Ministro Cristiano Zanin à Procuradora Geral, Inês Coimbra, e à toda a equipe da Procuradoria.

➡ A iniciativa, criada em parceria com a PGE-SP e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, foi escolhida por consultores do Innovare e do Datafolha como uma prática jurídica inovadora entre mais de 700 iniciativas avaliadas.

O Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes, que em junho do ano passado foi um dos seus professores voluntários do programa comemorou o prêmio.

“Tive a honra de trabalhar como voluntário nesse projeto e conheci o seu potencial na prática. A APESP parabeniza a PGE-SP por esse projeto fantástico e também pelo justo prêmio recebido hoje. A Associação apoia efusivamente a iniciativa e faz votos de que o programa cresça cada vez mais não apenas em São Paulo, mas também em outras PGEs do país”, destaca Moraes.

“Conquistar esse prêmio significa o reconhecimento e visibilidade a uma prática transformadora, uma prática desencastela o procurador do Estado e que transforma, porque conecta e conecta porque ocupa o território onde a vida acontece”, destaca a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.

📌 Como funciona o programa?

O Procurando Saber leva de forma voluntária Procuradores do Estado – da ativa e aposentados – às escolas da rede pública de ensino para, com uma abordagem acessível, aproximar os alunos do funcionamento do Sistema de Justiça.

Desde que foi lançado, o Programa já atendeu 560 estudantes em 23 escolas, com a participação de 60 Procuradores voluntários e, em 2026, chegará à Fundação Casa, que já recebeu um projeto-piloto com a participação de 15 jovens (com informações da Agência SP e da PGE-SP).

🎖 Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare é uma premiação anual e uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Advocacia-Geral da União (AGU), de Associações Jurídicas e Conselhos de Justiça do país, com apoio do Grupo Globo.