
A Diretoria da APESP externa seu profundo pesar pelo falecimento do ilustre associado, Procurador do Estado de São Paulo e brilhante jurista brasileiro, José Afonso da Silva, ocorrido hoje (25).
Em um ano marcante, no qual recebeu inúmeras homenagens em razão da comemoração de toda a sua obra e dos seus 100 anos de vida (completados em 30 de abril), o professor José Afonso nos deixa com um grande legado, que influencia – e continuará influenciando – Advogados Públicos e Privados de todo o Brasil e do mundo.
No último mês de maio, o Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes, teve a honra de entregar ao Professor José Afonso a medalha Jubileu de Diamante da APESP, em comemoração aos 75 anos da entidade.
Mineiro da cidade de Pompeu, nasceu em 1925, formando-se em Direito pela USP em 1957. Ingressou na PGE-SP em 1962, onde atuou na Consultoria Jurídica da Secretaria da Justiça, na Assistência Jurídica aos Municípios e na Procuradoria Administrativa. Aposentou-se em 1989.
Foi Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, entre 1983 e 1986, e Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, entre 1995 e 1999
Na vida acadêmica, foi Professor da USP (Direito Constitucional, Direito Econômico e Financeiro e Direito de Processo Civil) e da UFMG (Direito Constitucional). Referência no Direito Constitucional Brasileiro, José Afonso é também o jurista com maior número de citações no Supremo Tribunal Federal.
O velório acontecerá amanhã (26 de novembro), das 10h às 15h, no Funeral Home (Rua São Carlos do Pinhal, 376, Consolação). O enterro será no mesmo dia, às 16h, será no Cemitério da Lapa (Rua Bergson, 347, Vila Leopoldina). As cerimônias serão restritas aos familiares e amigos.
A APESP presta toda as solidariedade à família e aos amigos do Professor José Afonso da Silva – uma referência e um Professor de todos nós!
