Abertura do 2º Curso de Inverno da PGE-SP reúne cerca de 200 participantes no Espaço APESP

APESP recebe a Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB e a Consultora de Diversidade e Sustentabilidade e Direito Antidiscriminatório
6 de agosto de 2024
Parabéns, colegas que tomaram posse em 2004 pelos 20 anos de dedicação à Advocacia Pública paulista!
12 de agosto de 2024

O 2º Curso de Inverno da PGE-SP teve a sua abertura realizada na noite de quarta-feira (7). O evento, uma parceria entre a APESP e o Centro de Estudos, reuniu cerca de 200 Procuradores do Estado na sede social da Associação.

Com o tema “Do passado ao Futuro: conhecimento e formação para inovar na Advocacia Pública”, o curso se estenderá até a próxima sexta-feira (9) e abordará, com diversas palestras, o impacto transformador das inovações tecnológicas e da inteligência artificial no campo jurídico e no sistema de Justiça.

O Presidente da APESP, José Luiz de Moraes, deu as boas-vindas a todos, destacando que os Advogados Públicos são os Advogados da democracia. “Temos um papel silente, mas muito importante de viabilizar as políticas públicas democraticamente eleitas. Para isso, teremos que entender, avançar e utilizar as novas tecnologias disponíveis”.

A Procuradora Chefe do Centro de Estudos, Cintia Byczkowski, traçou um panorama do conteúdo programático do 2º Curso de Inverno, desejando a todos um excelente evento.

A Procuradora Geral, Inês Coimbra, externou a sua alegria em receber a carreira para um evento com uma temática tão importante. “Precisamos nos repensar como Instituição a partir desse novo mundo e dessas novas tecnologias”.

A Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo, que proferiu a palestra de abertura “Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais”, registrou que essa nova tecnologia precisa ser utilizada de forma crítica.

“A inteligência artificial é utilíssima para todos nós. Dois grandes problemas que me ocorrem com o uso dessas novas tecnologias são a desintermediação e a atomização. O nosso fazer, que pertence ao sistema de Justiça, depende das coletividades”.

A mesa solene foi composta ainda pelo Procurador Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, e pelo Ouvidor do CNJ, Marcello Terto e Silva.

Dentre as autoridades presentes, estiveram o Procurador Geral Adjunto, Caio Guzzardi; o Corregedor Geral da PGE, Fabio Gastaldo; a Desembargadora do TJ-SP e ex-Procuradora Geral de SP, Lia Porto; o Presidente da AASP, André Garcia; e os ex-Presidentes da APESP, Amilcar Navarro, Clério Rodrigues da Costa e Vitorino Francisco Antunes Neto.

A Diretoria da APESP esteve representada também pela Secretária Geral, Isabelle Verza; pelo Diretor Financeiro, Fabrizio de Lima Pieroni; pela Diretora Social e Cultural, Tatiana Gaiotto Madureira; pela Diretora de Comunicação, Ilanna Sofia Santos Soeiro Silva; e pela Conselheira Asessora, Yara de Campos Escudero Paiva.

Palestras

Na manhã de quinta-feira (8), o Curso de Inverno da PGE-SP teve início com a palestra “O uso das ferramentas de tecnologia nos Tribunais”, que teve a coordenação do Presidente da APESP, José Luiz Souza de Moraes, e a mediação do Diretor Financeiro da Associação, Fabrizio Pieroni.

Os palestrantes foram a Juíza assessora da Presidência do TJ-SP e ex-Procuradora do Estado de SP, Paula Navarro, e o Conselheiro e Ouvidor do CNJ, Marcello Terto e Silva. O ex-Procurador Geral do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux, esteve presente ao evento.

Na parte da tarde, a palestra em destaque do 2º Curso de Inverno da PGE-SP foi “A experiência de implementação de IA na Advocacia Pública”, com os palestrantes Clarice Costa Calixto, Subsecretária Geral da AGU; Alvaro Farias Pinheiro, Coordenador de Sistemas, Automação Digital e Inovação da PGE-PE; e Bárbara Camardelli, Procuradora Geral do Estado da Bahia. A mesa foi presidida pelo Procurador do Estado de São Paulo, Virgilio Bernardes Carbonieri.

Na sexta-feira (9), as atividades foram apenas pela manhã com as palestras:

– “Inovação “não” tecnológica: quando fazer diferente não depende de TI?”, com os expositores Álvaro Gregório, Professor Poli/USP e consultor de Inovação em Governo de SP; Camila Medeiros – Diretora de Inovação – Gnova da Escola Nacional de Administração Pública; e Felipe Maruyama, Diretor de Operações do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC). A mesa foi presidida pelo Procurador do Estado de São Paulo, Rafael Carvalho de Fassio.

– “IA e o futuro das profissões jurídicas: automação e impactos para as Procuradorias”, com os expositores Gabriela Spanghero Lotta, Professora da FGV/SP; Bruno Dubeux, Procurador do Estado do Rio de Janeiro; e Thiago Matos, Procurador do Estado de São Paulo  e Coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da PGE-SP. A mesa foi presidida pela Procuradora do Estado de São Paulo, Claudia Cimardi.

Coquetel

Ontem (7), logo após a abertura do 2º Concurso de Inverno da PGE-SP, a APESP ofereceu em sua sede social um coquetel para a confraternização dos colegas participantes e autoridades presentes.