Mesmo em uma semana de esforço concentrado no Senado, proposta não foi votada; isonomia entre as carreiras jurídicas já é discurso corrente na Casa
A Diretoria da APESP esteve novamente em Brasília nesta semana (dias 31/5 e 1º/6) para trabalhar pela inclusão da Advocacia Pública na PEC 63/2013, que prevê a instituição de parcela indenizatória de valorização por tempo de serviço (ITS) apenas para a Magistratura e o MP.
Apesar da intenção do Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de incluir a proposta na ordem do dia no Plenário, em uma semana de esforço concentrado, a proposta não foi votada.
Na terça-feira (31/5), os dirigentes da Associação mantiveram encontros com os Senadores Nelsinho Trad (PSD/MS) – líder do partido, que tem a maior bancada da Casa –, Lasier Martins (PODEMOS-RS), Fernando Bezerra (MDB-PE), Eduardo Girão (PODEMOS-CE) e Randolfe Rodrigues (REDE -AP).
Ontem (1º/6), reuniram-se com os Senadores Fabiano Contarato (PT-ES), Espiridião Amin (PP-SC), Fernando Collor (PTB-AL), Renan Calheiros (MDB-AL), Soraya Thronicke (União-MS) e com a assessoria de José Serra (PSDB-SP).
“Foram dias bastante produtivos. Os Senadores já haviam sinalizado que não ocorreria deliberação nessa semana, em razão dos votos insuficientes. Além disso, a questão da isonomia entre as carreiras jurídicas já é um discurso corrente na Casa”, destaca Fabrizio Pieroni, Presidente da APESP e Diretor de Assuntos Legislativos da ANAPE.
A atuação tem focado o acolhimento das emendas propostas por APESP, ANAPE e outras entidades da Advocacia Pública Federal:
– Nº 04: apresentada pelo Senador Rogério Carvalho (PT-SE) (acesse a íntegra em https://bit.ly/PEC63Emenda04);
– Nº 10: apresentada pelo Senador Telmário Mota (PROS/RR) (acesse a íntegra em https://bit.ly/PEC63Emenda10).
Destaque-se ainda a emenda do Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que tem o mesmo teor, mas ainda aguarda o número de assinaturas necessárias (acesse a íntegra em https://bit.ly/3sKvEpm).
Além de Pieroni, participaram da mobilização a Diretora Financeira Monica Petri Farsky, o Secretário-Geral José Luiz Souza de Moraes e a Diretora Social e Cultural Rosely Sucena Pastore (Procuradora aposentada).