APESP lança o Projeto “Espaço de Escuta” para cuidar do bem-estar e da saúde mental dos seus associados

Bem-estar APESP: curso de inglês tem como tema filmes, seriados e músicas!
7 de setembro de 2021
Campanha APESP Solidária ultrapassa R$ 300 mil em arrecadação; novo repasse beneficiou entidades do interior, litoral e capital. Você já fez a sua doação?
8 de setembro de 2021

No próximo dia 14 de setembro, a APESP, sempre pensando na saúde mental e no bem-estar de seus associados, lançará o projeto “Espaço de Escuta”, que será mediado pelo Dr. Otávio D’Elia, Procurador do Estado aposentado e Psicanalista.

O tema do 1º encontro será “Ressonâncias da Pandemia: encontros, desencontros e narrativas possíveis” (maiores detalhes abaixo). As reuniões serão quinzenais (terças-feiras), das 10h30 às 12h, de maneira semipresencial, por meio da plataforma zoom e, quando possível, presencial (leia mais no box “serviço”).

Sobre o projeto

O projeto foi criado a partir de uma longa experiência na escuta de pessoas e grupos em várias situações de conflitos e dificuldades, tendo como objetivo promover uma conversação em que aquele que fala possa ser ouvido de maneira empática pela figura do facilitador.

Quando temos um problema de qualquer ordem em nossas vidas – sentimental, profissional, de saúde -, temos necessidade de conversar sobre essa situação que nos causa angústia e muito desconforto.

A fala muitas vezes constitui uma forma de desabafo – o que chamamos de “pôr para fora algo incômodo” – mas também pode promover uma elaboração da questão que estamos abordando e trazer alívio para quem se expressa e encontra um interlocutor atento e interessado.

Contudo, não é sempre que encontramos pessoas dispostas a nos ouvir com atenção e paciência: muitas vezes nossos interlocutores estão mais preocupados em nos dar conselhos sem ao menos entender nossas questões ou não raro acabam por não escutar a narrativa das nossas dores e nos sentimos piores do que antes de começar a falar. É quando dizemos, desolados: “Ninguém me entende!”

Para lidar melhor e de modo mais adequado com essas situações, o projeto “Espaço de Escuta” oferece a oportunidade de uma conversa em que a escuta se dá de maneira empática, ou seja, quem ouve está atento e interessado na fala do outro.

Formato

Os encontros acontecem através das plataformas disponíveis com um mínimo de dez e um máximo de quinze pessoas, em um período de uma hora e meia, adotando-se os cuidados necessários para assegurar a privacidade e o sigilo das conversas do grupo.

É importante esclarecer que não se trata de terapia individual ou de grupo mas de um convite para construir conversas significativas em um momento em que as relações presenciais são cada vez mais raras e que os diálogos se tornaram superficiais e com pouca qualidade vivencial.

A proposta é celebrar a riqueza do encontro e resgatar ou mesmo instaurar conversas que tragam prazer e que ampliem o nosso horizonte existencial, através do auxílio do trabalho de um facilitador com formação em psicologia e psicanálise.

Serviço

– Será formado um grupo com os 15 primeiros inscritos. O excedente ficará em uma fila de espera;

– Os interessados deverão se inscrever a partir do dia 30 de agosto (segunda-feira) pelo telefone (11) 3293-0800, com a funcionária Fernanda ou pelo e-mail fbonifacio@apesp.org.br;

– O valor pago pelo associado será de R$ 60,00 por encontro.

1º Encontro: “Ressonâncias da Pandemia: encontros, desencontros e narrativas possíveis”

A pandemia desfez sonhos, levou tragicamente milhares de vidas, destruiu famílias, escancarou de maneira brutal as profundas e odiosas desigualdades sociais que marcam o nosso país, aproximou e ao mesmo tempo afastou as pessoas, desorganizou projetos, obrigou a renúncias, nos fez buscar avidamente novas possibilidades e deixou um rastro de dor e desamparo. E ainda vivemos grandes incertezas em relação ao futuro.

O primeiro encontro criará um espaço de fala e de escuta para que possamos nos aventurar em direção a uma forma de elaboração de todas essas vivências.

Partindo de referências clássicas como Decameron, de Giovanni Boccaccio, e A Peste, de Albert Camus, vamos caminhar no sentido de construir as nossas próprias narrativas e encontrar a nossa leitura conjunta de uma época que -literalmente – nos atropelou.