APESP oficia Procuradora Geral por esclarecimentos sobre a contratação de profissionais do Direito pela administração

APESP consegue liminar para retomada da contagem do tempo de serviços de seus associados
28 de janeiro de 2021
Em sua edição de domingo, Estadão traz uma entrevista com o Presidente da APESP sobre as ações de improbidade administrativa
31 de janeiro de 2021

O Presidente da APESP, Fabrizio Pieroni, encaminhou em 27/1 um ofício à Procuradora Geral, Lia Porto, solicitando esclarecimentos sobre a divulgação, por meio de um card nas redes sociais, pela Subsecretaria de Parcerias, órgão vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão do Estado de São Paulo, da oferta de duas (2) vagas para profissionais do Direito (um pleno e um sênior).

Na descrição das atividades são exigidos: i) experiência em modelagem jurídica para “estruturação de projetos e reequilíbrio contratual” e ii) “conhecimento em administração pública, licitações e matérias de PPP e concessões”.

“A APESP requer sejam esclarecidas e informadas a natureza e atribuições dos cargos contratados e se as atividades que serão desempenhadas invadem as competências exclusivas da carreira de Procurador do Estado”, registra Pieroni.

O documento adverte ainda de que a contratação de advogados para a execução das atividades supracitadas contraria o artigo 132 da Constituição Federal, artigo 99 da Constituição do Estado e artigo 3º, II da Lei Orgânica da PGE (LC nº 1.270/2015).

“Todos uníssonos em dispor que tais atividades devem ser única e exclusivamente realizadas pelos integrantes da carreira, aprovados em competente concurso público”. Acesse em  http://bit.ly/oficiocard a íntegra do ofício.