Diretor da APESP foi entrevistado no Globo e no Portal G1 sobre a MP que trata da responsabilidade dos agentes públicos durante a pandemia!

Alíquota progressiva: APESP e FOCAE-SP ajuízam ação direta de inconstitucionalidade no TJ-SP
14 de maio de 2020
Presidente da APESP foi entrevistado no AGORA SP sobre a ADI que contesta as alíquotas progressivas da Reforma da Previdência estadual; Conjur também repercutiu a questão!
16 de maio de 2020

Em reportagens do portal G1 e jornal Globo, o Secretário Geral da APESP, José Luiz Souza de Moraes, manifestou-se sobre a Medida Provisória nº 966 assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro para livrar de responsabilidade agente público sobre eventuais equívocos ou omissões nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus.

Ao Globo, Moraes – que é especialista em Direito Constitucional – afirmou que a MP vai contra o princípio republicano segundo o qual os agentes públicos devem ser responsabilizados por seus atos. Segundo ele, o “Direito não admite autoanistia”, e administradores públicos não podem se dar um salvo conduto para evitarem ser responsabilizados.

“A Constituição Federal, em seu artigo 37, diz que qualquer ente público que cause dano a alguém tem a obrigação de indenizá-lo. Sempre que um agente público causar dano a alguém, seja por dolo ou culpa, ele terá que pagar uma indenização perante o Estado. Essa MP do Bolsonaro eleva de forma absurda as exigências para que essa responsabilização seja realizada. Por isso, é incompatível com a Constituição”, destaca.

Leia no Globo:  https://oglobo.globo.com/brasil/mp-que-limita-punicao-autoridades-durante-pandemia-carta-branca-para-irregularidades-dizem-especialistas-24427335

Leia no G1: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/14/ex-ministro-diz-que-e-preciso-cautela-com-mp-que-isenta-servidor-de-punicao-no-combate-ao-coronavirus-oab-vai-analisar-o-texto.ghtml