COMUNICADO URGENTE: CANCELAMENTO DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NA APESP

APESP participa de reunião por videoconferência do FOCAE-SP. Em pauta, ações contra a Reforma da Previdência e a pandemia da COVID-19!
31 de março de 2020
Cartilha sobre as novas regras de aposentadoria ajuda a tirar dúvidas dos servidores públicos. Baixe aqui!
2 de abril de 2020

A APESP comunica que, em razão da disseminação da COVID-19, cancelou o dia de vacinação contra a gripe, que estava agendado para ocorrer no próximo dia 14 de abril, em sua sede administrativa.

A Diretoria da Associação lamenta profundamente o ocorrido, mas, como entidade de classe que busca sempre a segurança de seus associados, houve por bem tomar essa difícil decisão nesse momento inusitado.

A APESP aguardou a evolução do quadro da pandemia para tomar tal decisão, que primou, principalmente, por proteger a vida, a saúde e a incolumidade de seus associados e familiares.

Pensou-se, até, em realizar a vacinação na sede social, na Rua Tuim.  Todavia, a hipótese foi descartada por se tratar de uma via pública de grande circulação e dotada de pouca infraestrutura para atendimento drive thru, que seria o ideal.

Destaque-se que foi mantida a possibilidade de reembolso aos associados de R$ 60,00 para a dose da vacina. Dessa forma, será possível escolher uma clínica particular mais próxima da residência do associado, evitando assim um deslocamento de todos na mesma data para o mesmo local.

Além disso, foram considerados os seguintes fatores que justificaram a opção pelo cancelamento:

1) A proibição pelas autoridades públicas de qualquer evento que importe em aglomeração de pessoas;

2) A logística da sede administrativa da APESP e do Espaço APESP não apresenta condições para evitar as aglomerações – uma recomendação recorrente das autoridades competentes da área da saúde;

3) As regiões onde estão localizadas a sede administrativa da APESP e o Espaço APESP, segundo as autoridades de trânsito, impedem a realização da vacinação no formato drive thru;

4) O grande número de desistências espontâneas de associados já inscritos, que se vacinaram em outros locais;

5) Nesse momento, em razão dos esforços para conter a pandemia, não foi possível aumentar a equipe técnica para aplicação das vacinas;

6) O contágio está aumentando e as autoridades sanitárias recomendam fortemente o confinamento para a segurança de todos e, principalmente, dos idosos – a parcela mais vulnerável à doença;

7) Poderá ocorrer ainda um possível recrudescimento das medidas de confinamento, evoluindo para isolamento ou lockdown, fato que pode prejudicar os colegas que esperam para se vacinar, liberando-os para buscar fazê-lo logo, ainda nessa fase de distanciamento, obtendo, depois, o reembolso garantido pela APESP.

A DIRETORIA