Exposição sobre o artesão Espedito Seleiro, mestre na arte do couro, será o mote do passeio cultural da APESP no mês de agosto!

APESP mantém nova reunião a Procuradora Geral!
1 de agosto de 2019
CONVÊNIO APESP/SESC-SP: as inscrições do mês de agosto já estão abertas. Associado, conheça os serviços e atividades disponíveis!
14 de agosto de 2019

No próximo dia 22/8 (quinta-feira), às 10h00, a APESP realizará um passeio cultural à exposição “Ditos pelo Espedito”, em cartaz na “CASA- museu do objeto brasileiro”, que apresenta uma coleção de móveis (poltronas, cadeiras e espelhos) revestidos com ornamentadas capas de couro pelo mestre artesão cearense Espedito Seleiro. “A curadoria é do piauiense Luiz Fernando Dantas, dono da loja de móveis Terrasse, em Teresina, que convidou o mestre cearense para fazer intervenções em peças de célebres designers. A coleção de 15 peças se iniciou com a poltrona Butterfly, projetada em 1938, em Buenos Aires, pelos arquitetos Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy. Depois dessa primeira experiência, Dantas voltou muitas vezes a Nova Olinda, CE, onde Seleiro vive e mantém oficina, loja e um museu sobre sua obra. Escolheu a dedo os móveis que compõem esse acervo e, do design moderno, elegeu, a Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e a FDC1, de Flavio de Carvalho. De Sergio Rodrigues, selecionou a poltrona Xibô e, dos designers contemporâneos: Gisele, de Aristeu Pires; Ada, do estudiobola; Dina, de Fernando Mendes; Caymmi, de Ronald Sasson; e a chaise Paso Doble, de Sérgio e Jack Fahrer. A coleção contempla ainda uma mesa lateral e dois espelhos, assinados por Dantas, além da poltrona Rei e três bancos criados pelo mestre artesão”.

“Seu” Espedito: – um mestre na arte do couro!

Espedito aprendeu o ofício com o pai, que herdou a máquina de costura do bisavô. Fez sela, roupa, bota e acessórios para muitos cangaceiros e fazendeiros da região, mas, ao diversificar a produção para ajudar a mãe no sustento dos nove irmãos, com bolsas e sandálias, ganhou clientela além das fronteiras cearenses. A arte de Espedito chama a atenção pela diversidade de cores, pelas texturas e pelos desenhos de influência cigana, povo que sempre o fascinou. Em 2019, ele comemora 80 anos e ganha merecido reconhecimento de sua obra na companhia de ilustres nomes do design nacional (com informações da assessoria de imprensa da CASA).

HORÁRIO E LOCAL: o grupo sairá às 9h00, da sede administrativa da APESP (Rua Libero Badaró, nº 377, 9º andar). O horário do monitoramento é marcado pelo museu, razão pela qual pedimos pontualidade. Para aqueles que forem diretamente à CASA, o endereço é Avenida Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros, São Paulo.

RESERVAS: faça sua inscrição pelo telefone (11) 3293-0800, com a funcionária Fernanda (fbonifacio@apesp.org.br), até o dia 19/8. O número máximo para o passeio é de 25 participantes. A DIRETORIA