O Presidente da APESP, Marcos Nusdeo, e o Presidente da ANAPE, Telmo Lemos Filho, estiveram ontem (29/8), até tarde da noite, e hoje (30/8), durante todo o dia, na Câmara dos Deputados, para acompanhar a instalação da Comissão Especial sobre o PL 6.726/16, que discutirá o projeto de lei nacional sobre o teto remuneratório.
No entanto, devido às votações dos vetos da Presidência e da nova meta fiscal, a instalação da Comissão Especial ficou, em princípio, para o mês de setembro. O projeto já foi aprovado no Senado Federal.
Os representantes da APESP, ANAPE e demais entidades estaduais mantiveram uma reunião com o futuro relator da matéria, o Deputado Rubens Bueno (PPS/PR), quando indicaram o desejo de aperfeiçoar o projeto. “Essa proposta é muito importante e precisa ser debatida profundamente. Assim como temos atuado na Reforma da Previdência, trabalharemos com muito afinco para aperfeiçoá-la”, destaca Nusdeo, que também é Diretor de Previdência da ANAPE (veja o vídeo abaixo).
Mobilização
A mobilização foi intensa na Câmara dos Deputados, com representantes da ANAPE e entidades estaduais organizados em pequenos grupos para levar o pleito relativo ao PL 6.726/16 ao maior número de parlamentares possível. Os Procuradores foram recebidos pelos Deputados Bilac Pinto (PR/MG); Gabriel Guimarães (PT/MG); Pepe Vargas (PT/RS); Joaquim Passarinho (PA), líder do PSD; Weliton Prado (PROS/MG); Lincoln Portela (PRB/MG); Tereza Cristina (PSB/MS); Efraim Filho (DEM/PB); Ronaldo Fonsesa (PROS/DF); Paulo Henrique Lustosa (PP/CE); Marcos Rogério (DEM/RO); e Reginaldo Lopes (PT/MG).
Além dos Presidentes das duas entidades, participaram da mobilização na Câmara dos Deputados: o 1º Vice-Presidente da ANAPE, Bruno Hazan; o 2º Vice-Presidente da ANAPE, Carlos Alberto Rohrmann; o Diretor de Assuntos Legislativos da ANAPE, Vicente Martins Prata Braga; o Diretor Jurídico e de Prerrogativas, Helder de Araújo Barros; o Vice-presidente do Conselho Deliberativo da ANAPE, Frederico José Matos de Carvalho; o membro do Conselho Fiscal, Luciano Alves de Souza Neto; o Presidente da APEAL, Flávio Cavalcanti Gomes de Barros; o Presidente da APDF, Carlos Augusto Valenza Diniz; e o Delegado da APEPA junto à ANAPE, Ângelo Demetrius de Albuquerque Carrascosa.