Exposição de quimonos e gravuras retratou a história da imigração japonesa em SP

Presidente da Apesp Márcia Semer concede entrevista na rádio CBN
24 de junho de 2013
Águas de Lindóia, com suas fontes minerais, abriga novamente o Encontro de Procuradores. Veja as imagens!
26 de junho de 2013

Em 4/07, a Apesp realizou uma visita monitorada à exposição \"A arte dos Quimonos e as Gravuras Japonesas do Acervo Artístico dos Palácios\", em cartaz no Palácio dos Bandeirantes.

Em 4/07, a Apesp realizou uma visita monitorada à exposição “A arte dos Quimonos e as Gravuras Japonesas do Acervo Artístico dos Palácios”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes. Para contar a história dos 105 anos da imigração japonesa no estado de São Paulo, a mostra une 30 gravuras – que integram o acervo artístico-cultural dos Palácios dos Governos – e quimonos – pertencentes ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

“O Palácio dos Bandeirantes apresenta a exposição ‘A Arte dos Quimonos e as Gravuras Japonesas do Acervo Artístico dos Palácios’, que reúne uma seleção de raras vestimentas típicas do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, parceiro nesta realização. A coleção de 30 gravuras produzidas no Japão, no século XIX, pertencente ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo também integra a mostra. Denominadas ukiyo-e, as gravuras refletem a estética do mundo flutuante associada à prosperidade da cultura urbana nipônica no período Edo (1600-1867), envolvendo o processo de impressão sobre papel de palha de arroz em xilogravura. A temática aborda o teatro kabuki, os guerreiros e as mulheres de entretenimento, também conhecidas como figuras bonitas. O quimono é retratado constantemente, revelando o requinte das técnicas de tessitura, tingimento e tecelagem e o significado que desempenha perante as relações sociais. A imagem dos quimonos é, portanto, a ponte que integra as duas coleções” (fonte: site do Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo).