Bate-papo com colegas e happy hour marcam visita da Apesp à PR5

Visita e happy hour – PR de Campinas – 5.06.2013
5 de junho de 2013
Visita monitorada de junho será à exposição \”Chove no Cafezal, da Figura à Abstração\”. Participe!
10 de junho de 2013

Na tarde de 5/06 (início da noite), a diretoria da Apesp esteve presente na PR de Campinas para se reunir e confraternizar com os colegas. Pela diretoria da Apesp, estiveram presentes: a presidente Márcia Semer, a vice-presidente Tânia Lotto, a secretária-geral Shirley Tomé, o diretor financeiro José Cabral Granado, a diretora social e cultural Marcia Zanotti. A comitiva foi integrada ainda pela representante dos aposentados Maria Inês de França Melo Pereira.

Reunião na sede da PR5

O encontro foi iniciado com uma reunião de trabalho, na qual foi possível colher os pleitos dos procuradores da Unidade e para divulgar a atuação da Associação em diversas frentes. O principal tema abordado foi o anteprojeto de LOPGE, com suas alterações secretas, e a grande adesão ao abaixo-assinado pelo retorno da proposta ao Conselho da PGE – que já ultrapassou as 750 assinaturas. O documento tem “rodado” em sua forma física (impressa) por todas as Unidades da PGE e também por meio eletrônico no site “Petição Pública” (clique aqui para ser direcionado para a página).

A presidente da Apesp Márcia Semer aproveitou para cumprimentar os procuradores de São Paulo pela retumbante demonstração de maturidade, comprometimento institucional e cidadania ao aderirem o abaixo-assinado. “Com elegância, serenidade, firmeza e determinação os procuradores de São Paulo mais uma vez mostram que sabem o que querem – e o que NÃO querem – e reafirmam, de forma exemplar, o compromisso de não abrir mão do dever de honrar a investidura que conquistaram”.  

Ainda sobre a questão, foi distribuída aos colegas a cartilha informativa elaborada pela Apesp e que expõe de forma objetiva os principais pontos danosos – e repudiados pela carreira – do anteprojeto de LOPGE, tais como: fragilização Institucional da PGE SP; excesso de centralismo de poder nas mãos do procurador geral; previsão da defesa dos agentes e ex-agentes públicos pelos procuradores; retirada da ATL e AJG do âmbito da Casa Civil etc. O material tem sido entregue também aos integrantes do Poder Executivo, bem como aos deputados estaduais e lideranças partidárias.

Outros temas de interesse da carreira foram abordados: possibilidade de cumulação de pensão e proventos; criação do rateio de economia na PGE SP; resolução da GAE; ampliação dos contratos de locação  de viaturas; adoção do teto do STF em Procuradorias estaduais de relevo, como por exemplo no Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O entendimento já está muito avançado ainda nas PGEs RJ e RS. Além disso, a Anape levou o assunto ao Colégio Nacional de Procuradores-gerais.

Happy hour mexicano

Logo após a reunião na sede da Regional, foi a vez da diversão. Em um agradável congraçamento, colegas da ativa e aposentados se encontraram para um happy hour em clima mexicano no restaurante Dom Miguel. Saboreando tacos, quesadilhas e tortillas, os colegas puderam colocar o “papo” em dia, em uma animação que adentrou a noite.  

Clique aqui para acessar um álbum de fotografias!