Apesp participa de audiência com o procurador geral Elival da Silva Ramos

Deputado Fernando Capez grava entrevista para o programa Argumento
7 de novembro de 2011
Comissão Especial que analisa a PEC 443 realiza audiência pública na Assembleia Legislativa. Apesp presente! Assista ao vídeo!
11 de novembro de 2011

Acompanhada do Deputado Fernando Capez, Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública na Assembleia Legislativa, a Diretoria da Apesp esteve ontem (08/11) em reunião com o Sr. Procurador Geral do Estado, Dr. Elival da Silva Ramos.

O objetivo da reunião foi apresentar ao Sr. Procurador Geral alguns aspectos da pauta de reivindicações que a Apesp vem trabalhando junto aos deputados integrantes da Frente Parlamentar e que sua Diretoria considera essenciais para o desenvolvimento cotidiano e futuro das atividades dos Procuradores do Estado de São Paulo.

Fundamentalmente a Apesp apresentou a reivindicação de que o comando da PGE adote como prioridade de gestão a constituição de carreira de apoio, de níveis médio e superior, a fim de propiciar condições minimamente adequadas de suporte de trabalho aos Procuradores.

Na reunião o Sr. Procurador Geral manifestou concordância com a proposta de criação de carreira de apoio de nível superior, desde que não envolva a seleção de profissional de apoio jurídico e apresentou algumas considerações técnicas sobre dificuldades para a criação de carreira de apoio de nível médio, sinalizando com a possibilidade da PGE se socorrer, após a nomeação dos 250 cargos de oficial administrativo em concurso, da bolsa de cargos da Administração. O PGE disse, também, que somente em fevereiro poderia dar andamento a tratativas visando criação de carreira de apoio de nível superior.

Na ocasião, e a partir das considerações do Sr. Procurador Geral, notadamente quanto à oposição ao apoio jurídico e à criação de carreira de apoio de nível médio, a Diretoria da Apesp, coadjuvada pelo Deputado Capez, pleiteou a ampliação do quadro de estagiários, a fim de que cada Procurador tenha à sua disposição pelo menos dois estagiários, bem como novas investidas à referida bolsa de cargos para efetivamente dotar a PGE de estrutura administrativa compatível com suas responsabilidades.

O Deputado Fernando Capez, ainda, colocou-se à disposição do Sr. Procurador Geral para auxiliá-lo e até acompanhá-lo em reuniões com o Governo para viabilização desses pleitos.

Outro pleito formulado na reunião – e que tem sido objeto de manifestações da Apesp – foi a necessidade de revogação da chamada \”Lei da Mordaça\” existente na atual Lei Orgânica (Lei 478/86, art. 110, IV).

Quanto a esse tópico o PGE assegurou a todos que não reproduzirá o dispositivo no Projeto de Lei Orgânica e que tampouco pretende aplicá-lo.

Também participaram da reunião, em apoio às propostas apresentadas pela Apesp, representantes do Sindproesp e da Associação dos Procuradores Autárquicos que, na oportunidade, apresentaram proposta para o Projeto de Lei Orgânica da PGE acerca do disciplinamento da assunção das autarquias.

A Diretoria