Apesp iniciou em dezembro uma mobilização na Alesp com o propósito de garantir rubrica orçamentária para a realização de concurso para servidores na PGE, bem como buscar apoio para futuro projeto de lei para criação de uma carreira de apoio aos procuradores. Nesse sentido, a diretoria elaborou um documento, que evidencia a situação de colapso do suporte administrativo nas Unidades da PGE no que se refere ao quadro de servidores. Estiveram na Alesp para conversar com os deputados a presidente Márcia Semer, a secretária-geral Shirley Tomé e a diretora-financeira Cristina Cirenza.
Em audiência com o líder do PT na Alesp, Antônio Mentor, em 2/12, a presidente da Apesp pode relatar que há 25 anos não se realiza concurso específico para o ingresso de funcionários na PGE. Ademais, alertou para a grave situação de diversas Unidades da Procuradoria, que apresentam um elevado número de servidores na iminência da aposentadoria. Destacou que dentre as carreiras essenciais à Justiça do Estado de São Paulo, apenas a PGE não apresenta uma carreira de apoio.
Outro problema apontado foi a escassez de engenheiros e contadores, profissionais essenciais para o trabalho dos procuradores. Sobre estagiários, relatou que o baixo valor das bolsas dificulta o recrutamento dos estudantes, sendo que a Unidade da PGE SP em Brasília, que representa o Estado em ações importantíssimas no STF, STJ e TST, não tem atualmente nenhum estagiário.
Mentor colocou a bancada petista à disposição dos procuradores, pois, em suas palavras, projetos que buscam estruturar o Estado para melhor atender a sociedade têm a total concordância do PT. Contudo, o deputado vaticinou que a luta será árdua.
No mesmo dia, a Apesp esteve ainda presente aos Gabinetes do presidente da Alesp, Barros Munhoz, e do líder do PV, Edson Giriboni, com o propósito de agendar novas audiências e entregar para as chefia de Gabinete o documento elaborado.
Em 3/12, a visita foi ao gabinete do deputado Fernando Capez (PSDB), oportunidade em que o mesmo relato foi apresentado. O deputado Capez aproveitou a visita para externar seu grande apreço ao trabalho dos procuradores do Estado e para se comprometer com a defesa dessa nossa causa junto ao Governador Geraldo Alckmin.
No dia 7/12, foram percorridos os gabinetes dos líderes do PSDB, Celso Giglio; do PMDB, Jorge Caruso; do PTB, Campos Machado; do DEM, Estevam Galvão; do Governo, Vaz de Lima; e do deputado Bruno Covas (PSDB), que é o relator do orçamento/2011.
Saiba mais: a Apesp constituiu um grupo composto por representantes das unidades junto à Apesp para elaborar um anteprojeto de lei sobre a carreira de apoio. Sem prejuízo da participação de outros representantes, integram o grupo: José Fabiano de Almeida Alves Filho (CJ), Regina Celi Pedrotti Vespero Fernandes (Fiscal), Patrícia Helena Massa Arzabe (PGE em Brasília), Beatriz Couto Tancredo (PR1), Tânia Lotto (Aposentados), Paulo Roberto Vaz Ferreira (PR 6); Regina Marta Cereda Lima (PR 12).