ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO



 

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Enfim, SP está conquistando
a sua Defensoria Pública


Estado é um dos últimos a encaminhar implantação da Defensoria, dezesseis anos depois da promulgação da Constituição que a exige. Qualidade do projeto, obtida com muita luta, ainda pode melhorar durante sua tramitação na Assembléia Legislativa



Uma das principais demandas da sociedade civil na direção do acesso ao atendimento jurisdicional pelas camadas mais pobres da população está muito próxima de começar a ser atendida em São Paulo. A criação da Defensoria Pública é uma pendência que atravessou o último ano da gestão Quércia, todo o governo Fleury e onze anos do período tucano. Mas antes de o governo Alckmin entrar em seu ritmo de apagar das luzes, a Defensoria paulista deverá estar finalmente instalada.

Depois de longos anos de pressões daquele que se tornou o Movimento pela Defensoria Pública, o projeto do governo do estado enviado à Assembléia Legislativa no início de julho entrou em processo irreversível de tramitação – no momento de fechamento desta edição, no dia 22 de setembro, estava próximo de ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De acordo com o presidente da Alesp, deputado Rodrigo Garcia (PFL), após ser apreciado pela CCJ o texto segue para a Comissão de Finanças e Orçamento. "Depois, é encaminhado à presidência, que buscará acordo para votação em plenário o mais rápido possível", prevê.

Para o presidente do Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo (SindiproesP), Antônio José Maffezoli Leite – uma das principais lideranças do movimento pró-defensoria –, o projeto tem grandes virtudes ao assegurar a autonomia administrativa e financeira à Defensoria e por incorporar uma série de reivindicações da sociedade civil. "A maioria dos pontos que defendemos está no texto. Vamos batalhar para incorporar o que ficou de fora durante a tramitação ou no processo de regulamentação", avalia Maffezoli.

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Leopoldo Portela Júnior, observa que São Paulo, embora seja o estado mais rico e com a menor proporção de pobres (menos de 15%), tem uma grande população que o coloca entre os três com maior contingente de pessoas com renda inferior a meio salário mínimo. "Em que pese o brilhantismo e a excelência dos procuradores do estado de São Paulo que, por meio da PAJ fazem as vezes de defensor público, já está mais do que na hora de se criar a Defensoria Pública paulista. Logo que instalada, ela iniciará seus trabalhos absorvendo uma grande demanda, com certeza reprimida ao longo do tempo", acredita Portela. "Ao longo de anos, privilegiou-se o Estado acusador em detrimento do Estado defensor, situação inadmissível para um país com mais de 50 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza", afirmou, durante audiência pública na Assembléia Legislativa paulista no último dia 31 de agosto.

O secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Pierpaolo Bottini, declarou na mesma solenidade que ao se falar em acesso à justiça e no papel da Defensoria, está se falando também dos indivíduos, da coletividade e de distribuição de cidadania. "Democratizar o acesso à justiça é prioridade do Ministério da Justiça, expressa na emenda 45. O projeto está em consonância com esses objetivos." 

Portela: Defensoria já nasce com grande demanda Pierpaolo, do MJ: distribuição de cidadania Maffezoli: defender as conquistas e ampliá-las

Desafios a superar – Antônio Maffezoli ressalta que o projeto em discussão é resultado de intensos debates, com envolvimento das 440 entidades reunidas em torno do movimento pró-Defensoria, e pode conferir ao órgão atuações "revolucionárias" para o mundo jurídico. Para ele, a Defensoria tem de ir além da mera prestação de assistência jurisdicional, que por si só não resolve todos os conflitos. "Daí a proposta de funcionamento e atendimento interdisciplinar – com a participação de psicólogos, assistentes sociais, sociólogos – de modo a ampliar a capacidade de identificação da origem dos conflitos, atuar de maneira preventiva e permitir soluções mais efetivas", destaca.

Entre os pontos pelos quais o movimento não abre mão de lutar está a inclusão, no projeto, da garantia de cota de 30% para negros no processo de seleção. Para outros pontos, parcialmente contemplados, se buscará aperfeiçoamento, tais como: inclusão de matérias de acentuado cunho humanista no concurso de admissão, a fim de se identificarem, tanto na seleção quanto no período de treinamento, profissionais mais vocacionados para a carreira de defensor, além de bem preparados tecnicamente, com elevado nível de consciência social; assegurar participação mais ativa, com direito a voto, do ouvidor-geral da Defensoria, valorizando a voz da opinião pública no Conselho do órgão; assegurar o mais amplo espaço para a sociedade civil nas discussões de planejamento, gestão e nos destinos da Defensoria, por meio da realização de conferências regionais e estadual.

Outro item considerado não adequado no projeto do governo – e que só o Executivo tem prerrogativa para corrigir por demandar despesas para o estado –, é o número de vagas abertas para a carreira: quatrocentas, ante uma necessidade estimada em 1.500 defensores públicos. Além disso, a não previsão de contratação tanto de pessoal administrativo e de suporte quanto de profissionais essenciais para o bom funcionamento interdisciplinar e atuação mais preventiva, como psicólogos, assistentes sociais e sociólogos.

Questionado sobre se a Defensoria já não começaria com sua capacidade de atendimento comprometida, o procurador-geral, Elival da Silva Ramos, defendeu o recurso aos convênios: "Isso garantiria o atendimento em todo o estado". Sobre o fato de o déficit de pessoal prejudicar também a própria PGE, o procurador-geral disse que está em tramitação concurso de ingresso na carreira de procurador para provimento de cem cargos vagos. "Afora isso, a carreira contará com remanescentes da PAJ que não façam opção pela carreira da Defensoria, tão logo seja implantada a nova carreira, o que aliviará, certamente, a PGE", afirma.

Elival Ramos não vê possibilidade de equacionar, antes da votação do projeto, lacunas como a não previsão de concurso para pessoal administrativo nem para profissionais ligados ao aspecto multidisciplinar do novo órgão. "Com a implantação da carreira, será possível pensar em afastamento de servidores de outras secretarias, se for o caso, antes da organização do quadro funcional da nova instituição", acredita. "Não podemos pensar nos óbices, mas nas vantagens de se ter uma lei das mais avançadas na tutela dos hipossuficientes. Sua implantação, em todos os seus termos, certamente ocorrerá paulatinamente, mas sempre num ritmo de crescimento e engrandecimento dos serviços."

O presidente do SindiproesP, Antônio Maffezoli, pondera os avanços já conquistados com a apresentação do projeto e considera mais importante, agora, fazer com que o projeto ande enquanto se busca criar circunstâncias que tornem possíveis novos avanços. "O ideal é concentrar esforços para sairmos da situação de atraso em que nos encontramos", defende.

Emendas –
A Apesp formulou três propostas de emendas ao projeto de lei, subscritas pelo deputado estadual Sidney Beraldo (PSDB), visando a aperfeiçoar a regra de transição prevista nas Disposições Transitórias. A primeira delas altera a redação do parágrafo 1° do artigo 3°: em vez de "afastamento" dos procuradores que estão em exercício na PAJ, e que permanecerão na PGE quando da criação da nova instituição, prever a prestação "concomitante" dos serviços de assistência judiciária, pela Defensoria e pela PGE, por até um ano após a criação da Defensoria. O objetivo é assegurar a continuidade dos serviços prestados pela PAJ sem a necessidade de afastamento, evitando-se assim quaisquer prejuízos funcionais.

Procuradores, entre eles diretores da Apesp, ocupam plenário JK em audiência pública sobre projeto da Defensoria. Damião, da Apesp (acima), pede atenção a emendas de constitucionalidade questionável e passíveis de contestação futura

A segunda emenda altera a redação do parágrafo 2º do artigo 3º, dispondo que a regulamentação da transição dos serviços de assistência judiciária será disciplinada em resolução conjunta do procurador geral do Estado e do defensor público geral. Com isso, visa-se a evitar possíveis atropelos na transição dos serviços. E a terceira emenda, que altera o parágrafo 3º do artigo 4º, também das Disposições Transitórias, traduz uma preocupação dos que hoje atuam na área da Assistência Judiciária das regionais e que permanecerão na PGE, ao referir-se à possibilidade de classificação de seus cargos na própria regional se nela não houver número de vagas suficientes no contencioso. Se aprovada, essa emenda assegurará a permanência do procurador nessa situação na própria regional em que está atualmente classificado, atendendo plenamente ao interesse público, pois estão familiarizados com a organização e o trabalho de cada unidade, com o ambiente jurídico e social em que convivem.

Ao fazer uma análise das emendas apresentadas, o presidente da Apesp, José Damião de Lima Trindade, afirmou, na referida audiência pública, que várias são inconstitucionais o que implicaria na necessidade de a Comissão de Constituição e Justiça fazer rigorosa análise para que se evite a aprovação de matérias que poderão, no futuro, vir a ser contestadas. Posição semelhante foi defendida pela subprocuradora-geral da área da Assistência Judiciária, Mariângela Sarrubbo, que representou a PGE na audiência.

Referências – Recentemente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Anadep, realizou um diagnóstico sobre as defensorias públicas de todos os estados (exceto SP, PR, GO e SC). Constatou-se que em apenas seis unidades da federação são atendidas todas as comarcas locais (RR, AP, AL, RJ, MS e DF). E que os estados que menos investem nas defensorias são justamente os que apresentam os piores indicadores sociais. Os que contam com o menor número de comarcas atendidas são onde se encontram os maiores volumes de atendimentos por intermédio de convênios: "O grande número de convênios impede o fortalecimento da estrutura das defensorias e compromete a sua qualidade", enfatiza o diagnóstico. Por outro lado, o estudo aponta que as ações cíveis correspondem a 76% das ações ajuizadas ou respondidas no país pelas defensorias. "Isso permite concluir que a instituição tem se distanciado de sua origem histórica na defesa criminal para atuar prioritariamente na garantia de direitos", diz o estudo.

O fato de a Defensoria Pública de São Paulo nascer com autonomia administrativa e orçamentária é um indicador de que o órgão já começa mais "maduro" em relação a outros órgãos estaduais. O projeto determina que o chefe daquela instituição será o defensor público geral, escolhido de uma lista tríplice pelo governador, para um mandato de dois anos, renovável por igual período e auxiliado por três subdefensores por ele nomeados. No segundo escalão estarão os defensores públicos regionais e o defensor público da Capital, que correspondem às subdefensorias, encarregados da assessoria administrativa. O órgão contará, ainda, com um Conselho Superior, Corregedoria Geral e Ouvidoria. Os defensores públicos ingressarão na carreira por meio de concurso público como defensores públicos substitutos. Os níveis funcionais da nova carreira são semelhantes aos hoje existentes na PGE, chegando, portanto, até o cargo de defensor público nível V. A remuneração do defensor público geral será de R$ 12.720, acrescidos das vantagens pessoais hoje existentes (qüinqüênio e sexta-parte), sendo que a de defensor público nível V equivale a 80% desse total, ou seja, R$ 10.176. O projeto garante irredutibilidade de vencimentos caso o procurador do Estado que optar pela Defensoria Pública receba atualmente remuneração superior ao de seu nível na nova carreira. O projeto de lei complementar também prevê que a Defensoria terá independência funcional e vai atuar em questões relacionadas à erradicação da pobreza, da marginalidade e na redução das desigualdades sociais e regionais, na questão dos direitos da criança e do adolescente, do idoso e das pessoas portadoras de necessidades especiais, além de atuar nos estabelecimentos policiais, penais e de internação.

"Os colegas procuradores que já atuam na PAJ, com notável vocação para a Assistência Judiciária, não devem ter receio de optar pela Defensoria por temor de redução salarial. As lutas para se corrigirem distorções e injustiças são uma constante em todas as carreiras jurídicas. A todo momento, temos de estar dispostos a lutar pela justiça remuneratória na PGE, e uma vez criada a Defensoria não será diferente", afirma o presidente da Apesp, José Damião de Lima Trindade.

 

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