Plano de Saúde
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Nova e boa opção : SulAmerica
Diretora de
Previdência e Convênios, Tânia Lotto, assumiu seu cargo em abril
deste ano com um desafio espinhoso: buscar a solução que melhor
atendesse aos anseios dos associados em relação ao plano de saúde.
A cada mês somavam-se mais reclamações dos usuários do serviços
médicos da Interclínicas, empresa que foi referência no passado,
mas que estava sendo descredenciada pelos melhores hospitais,
clínicas e médicos.
A justificada
ansiedade dos associados para uma solução rápida e imediata, no
entanto, contrastava com a necessária cautela exigida por esse
assunto, que diz respeito à vida e à saúde dos associados e de seus
familiares.
A APESP
trilhou em um ritmo em que conjugou dois fatores: a urgência da
solução e a precaução para assegurar a seus associados o melhor
plano de saúde disponível no mercado, com menor custo. Para tanto,
valeu-se da opinião de profissionais especializados nesse setor que
lhe prestaram consultoria. Valeu-se ainda da fundamental colaboração
de colegas escolhidos em reunião com os usuários do plano de saúde,
ocorrida em 23 de junho no Centro Sociocultural para formar uma
Comissão de Acompanhamento.
Em rápida síntese,
a Diretoria de Previdência consultou várias empresas que mantêm
planos de saúde. Apenas a Blue Life e a SulAmérica interessaram-se
parcialmente pela carteira da APESP. A essa altura, uma
conclusão era certa: o convênio com a Interclínicas teria de ser
mantido pela APESP para preservar o interesse dos agregados,
que não eram aceitos pelas empresas consultadas.
Diante da
conjugação dos elementos: solidez financeira; método gerencial dos
recursos captados; quantidade e qualidade dos estabelecimentos
médicos, dos profissionais e dos serviços credenciados; grau de
satisfação de usuários; preços e benefícios concedidos, optou-se
pelo plano da SulAmerica, que já mantinha contrato com a Associação
dos Funcionários Públicos do Estado do Estado de São Paulo (AFPESP).
Ocorreram, a partir
daí, diversas reuniões de negociação com a empresa que gerencia o
plano SulAmerica, visando vencer as resistências acenadas,
especialmente para garantir aos associados da APESP as mesmas
condições que essa empresa ofertava aos associados da APAMAGIS e da
ADPESP, que já haviam firmado sub-apólice.
Acontece que, em
comparação com essas duas últimas entidades que agregam magistrados
e delegados, respectivamente, a APESP tem um número
muitíssimo inferior de associados, fator que pesa na formação do
preço e nas demais condições contratuais.
Finalmente, o
contrato com a APESP foi celebrado com a mesma cobertura, com
os mesmos valores mensais e com as mesmas condições de
admissibilidade dos planos de saúde dos delegados e magistrados.
A única diferença
se refere à taxa de adesão. Não obstante ter resistido ao máximo,
a APESP acabou aceitando que essa parcela inicial fosse em
valor um pouco superior ao cobrado de magistrados e de delegados para
que não houvesse diferença nas contribuições mensais, que era a
outra opção, nem um pouco interessante para os associados.
A diretoria está
certa de que o contrato firmado com a SulAmerica assegura aos
associados e a seus dependentes a melhor cobertura existente no
mercado de planos de saúde pelo melhor preço. Para tanto, basta
comparar os preços cobrados pela CAASP, cujos usuários potenciais
são em número muito superior ao da APESP, para o mesmo plano.
Em média, os preços oferecidos pela CAASP são 10% superiores aos do
plano de saúde SulAmérica da APESP.
Pedro Giberti, da PAJ
da Capital, que deixou a Interclínicas e aderiu ao Plano SulAmerica,
em mensagem na lista de debate dos procuradores do Estado pela
internet, afirmou: "Gostaria de agradecer à Apesp, especialmente
à Tânia, o dedicado trabalho feito, no sentido de enfrentar e
resolver assunto tão delicado e complexo. As condições de
migração viabilizadas foram muito boas! Diz o ditado que o ótimo é
inimigo do bom e sou testemunha presencial (porque integrei a
Comissão criada para essa finalidade) de que, lamentavelmente, o
problema dos agregados, na atual conjuntura do mercado das empresas
administradoras de plano de saúde, é insolúvel! E a Tânia fez de
tudo para resolvê-lo, acreditem!"
Os associados que
ainda não aderiram ao plano SulAmérica poderão fazê-lo, na sede
administrativa da APESP, até o próximo dia 19 de novembro, no
período das 9:00 às 18:00 horas.
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