18 Jul 16 |
CNJ padroniza procedimentos para julgamentos de
repetitivos O Conselho Nacional de
Justiça (CNJ) publicou nesta semana cinco resoluções regulamentando pontos
do novo Código de Processo Civil (CPC). Uma delas, a Resolução 235/2016,
regulamenta a padronização de julgamentos de repercussão geral, casos
repetitivos e de incidente de assunção de competência. A resolução
estabelece a integração eletrônica via webservice de todos os tribunais do
País, no prazo de um ano. O documento inclui dados e detalhes para
efetivar a padronização do tratamento de dados, etapa fundamental para
concretizar a integração entre as cortes. Clique
aqui Fonte: site do STJ, de
16/7/2016 |
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Em dois anos, STF
julgou 83 REs com repercussão geral e liberou mais de 76 mil processos
suspensos Desde 2007, o STF
julgou 284 temas com repercussão geral. Entre agosto de 2014 e junho de
2016, na gestão do ministro Ricardo Lewandowski na Presidência da Corte,
foram analisados 83 deles, o que corresponde a 30% do total. Os 83 casos
julgados liberaram, pelo menos, 76.213 processos que estavam sobrestados
no Poder Judiciário aguardando a decisão do Supremo sobre tema de natureza
constitucional. Os números atestam a prioridade conferida pelo ministro em
pautar para julgamento recursos dessa natureza, uma vez que possibilitam a
pacificação da matéria, que deve ser aplicada pelas demais instâncias. Clique
aqui Fonte: site do STF, de
16/7/2016 |
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AMB diz que Senado
quer enfraquecer Judiciário ao adiar reajuste para o
STF A Associação dos
Magistrados Brasileiros criticou a Comissão de Constituição e Justiça
(CCJ) do Senado por deixar para agosto votação sobre reajustes para
ministros do Supremo Tribunal Federal, cujos subsídios servem de parâmetro
para a magistratura. Também ficaram para depois do recesso parlamentar os
projetos de lei sobre salários de membros do Ministério Público e da
Polícia Federal, por exemplo, enquanto outras categorias já tiveram o
aumento reconhecido. O presidente da entidade, João Ricardo Costa,
declarou em carta aberta que o adiamento foi uma “manobra” e confirma “as
verdadeiras intenções de um segmento da política que busca enfraquecer não
somente o Judiciário como as demais instituições que hoje são fundamentais
para o Brasil no combate à corrupção”. Clique
aqui Fonte: Conjur, de
17/7/2016 |
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Após uma década,
Cesp pode ser privatizada pelo governo de
SP Pensada há uma década,
a privatização da CESP (Companhia de Energia de São Paulo) pode acontecer,
conforme indicou, na manhã desta sexta-feira (15), o secretário da Fazenda
do Estado, Renato Villela. Em reunião com o banco de investimentos JP
Morgan, Villela conversou sobre o assunto e afirmou que a empresa está à
venda. O interesse do governo de São Paulo em vender sua parte da estatal
é antiga. A matéria é debatida há 10 anos. Porém, a venda esbarra na falta
de interesse os investidores. Segundo Villela, mudanças regulatórias do
setor podem ser concretizadas pelo governo interino do presidente Michel
Temer e devem fazer com que a privatização avance. Clique
aqui Fonte: Folha de S. Paulo, de
16/7/2016 |
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Estabilidade do
servidor público deveria ser extinta?
NÃO PROTEÇÃO DOS INTERESSES DO PAÍS, por NILTON
PAIXÃO Eis um fato amplamente
difundido e cheio de inverdades: o setor privado presta serviços
eficientes e de baixo custo, enquanto o setor público é corrupto e ruim.
Somos levados a acreditar que a iniciativa privada é a única responsável
por criar e produzir serviços bons e baratos. Já o funcionalismo público,
considerado ineficaz e perdulário, seria um obstáculo para o funcionamento
da sociedade. Seguindo esse raciocínio, servidores públicos são
considerados burocráticos e preguiçosos na condução de seus trabalhos. No
entanto, segundo dados recentes da instituição de pesquisa The Conference
Board, a produtividade brasileira se situa em 75º lugar no ranking
mundial. Na América Latina, é a terceira pior, ganhando apenas de Bolívia
e Equador. Ou seja, a questão da baixa produtividade é geral em nosso
país, de modo algum exclusiva do serviço público. Clique
aqui Fonte: Folha de S. Paulo, Tendências e
Debates, de 16/7/2016 |
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Estabilidade do
servidor público deveria ser extinta?
SIM POR UM
ESTADO MAIS EFICIENTE, por VLADIMIR KUHL
TELES A estabilidade fiscal é
uma condição necessária para o crescimento econômico, pois uma grande
dívida pública implica subtração cada vez maior da poupança da economia
para sustentá-la, diminuindo os investimentos produtivos. O Brasil é,
dentre as economias emergentes, o país com maior dívida em relação ao PIB
(Produto Interno Bruto). A média de dívida pública desse grupo é de 45% do
PIB, enquanto a nossa chega a 73,3%, com projeções de 80,5% até o próximo
ano. Além disso, o aumento contínuo e estrutural de despesas nas últimas
duas décadas forçou uma elevação ininterrupta da carga tributária. Em
2016, trabalhamos até 1º de junho somente para pagar impostos. Clique
aqui Fonte: Folha de S. Paulo, Tendências e
Debates, de 16/7/2016 |
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DECRETO Nº 62.106,
DE 15 DE JULHO DE 2016 Dispõe sobre o Sistema
de Acompanhamento Legislativo Estadual – SIALE, instituído pelo Decreto nº
47.807, de 5 de maio de 2003, e dá providências correlatas Clique
aqui Fonte: D.O.E, Caderno Executivo I, seção
Decretos, de 16/7/2016 |
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Comunicado do Centro
de Estudos A Procuradora do Estado
Chefe do Centro de Estudos e Diretora da Escola Superior da Procuradoria
Geral do Estado comunica aos Procuradores do Estado que será realizado o
52º Curso de Atualização Jurídica – Encontro Estadual de Procuradores do
Estado - V Encontro da Área da Consultoria Geral - VI Encontro da Área do
Contencioso Geral - VIII Encontro da Área do Contencioso
Tributário-Fiscal, nos dias 15 e 16-09-2016, no hotel Tivoli São Paulo
Monfarrej, localizado na Alameda Santos, 1437, Cerqueira Cesar, São Paulo
– SP, com a seguinte programação Clique
aqui Fonte: D.O.E, Caderno Executivo I, seção
Decretos, de 16/7/2016 |
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