APESP

 
 

   

 

 


STF julgará mérito em ação contra lei paulista

O ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu julgar diretamente o mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3773, ajuizada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. A ação, com pedido de liminar, contesta a Lei 12.227, de 11 de janeiro de 2006, do Estado de São Paulo.

A lei regulamenta o artigo 17 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição do Estado de São Paulo, que dispõe sobre a criação de cartórios extrajudiciais e a atribuição do Executivo na instalação desses cartórios, estabelecendo as regras do concurso público para provimento da titularidade de delegação das serventias.

Segundo a ADI, a lei estadual fere o artigo 96, incisos I, alínea “b” e inciso II, alíneas “b” e “d”, da Constituição Federal, que atribui unicamente aos tribunais a competência para preenchimento de seus cargos. “A iniciativa de leis para a organização dos serviços notoriais e de registro é, privativamente, do Poder Judiciário”, afirma o PGR.

Fonte: STJ

 


Adin contra lei de SP

O procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), com pedido de liminar, contra a Lei nº 12.227, de 2006, de São Paulo, que organiza os serviços de cartórios de notas e de registro no estado. Segundo o procurador-geral, a lei vai contra o artigo 96 da Constituição Federal. A norma traz ainda as regras para o concurso público para titularidade de cartórios no Estado. Como há um concurso em andamento, Antônio Fernando pede que o Supremo suspenda a lei imediatamente, até o julgamento final da ação.

Fonte: Valor Econômico, de 22/08/2006

 

 


ICMS, guerra fiscal e gestão tributária são temas de seminário promovido pela Sefaz

Nos dias 24 e 25 de agosto, quinta e sexta-feira, será realizado o I Seminário de Estudos Tributários da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – “ICMS – autonomia, isonomia, livre concorrência e desenvolvimento”- no Hotel Ca´d´oro, na rua Augusta, 129.

O evento reunirá especialistas com o objetivo de debater temas que abordem mudanças no cenário econômico, o papel do gestor tributário, ICMS, desenvolvimento da atividade econômica e, em especial, a reforma tributária e questões de guerra fiscal e federalismo, entre outras.

O seminário é uma etapa do projeto Estudos Tributários do Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado de São Paulo e, na prática, deverá oferecer subsídios ao fisco paulista para a consolidação de uma proposta institucional sobre temas polêmicos na área tributária.

A abertura do evento será feita pelo coordenador da administração tributária da Secretaria da Fazenda de São Paulo – Sefaz/SP -, Henrique Shiguemi Nakagaki, pelo deputado federal, Julio Semeghini, e por Fernando Resende, do Fórum do Federalismo.

Nesses dois dias serão apresentados 3 painéis com os temas: “Mudanças do ambiente de negócios e do papel do gestor tributário”; “ ICMS e desenvolvimento da atividade econômica. Reforma Tributária”; “Guerra fiscal e federalismo. Visão de São Paulo”. 

No primeiro painel, destaque para a presença do ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Yoshiaki Nakano, atualmente diretor da Faculdade de Economia da Fundação Getúlio Vargas, como mediador dos palestrantes Décio Zylberstain e Eliseu Martins, professores da FEA-USP e Clóvis Cabrera, diretor da Deat – Diretoria da Administração Tributária da Sefaz/SP.

No segundo painel, especialistas como o ex-coordenador da administração tributária da Sefaz-SP e consultor tributário, Clóvis Panzarini, os tributaristas Alcides Jorge Costa e Edivaldo Brito terão como mediador Luciano Garcia Miguel, representante do Estado de São Paulo na Comissão Técnica Permanente do ICMS – Cotepe.

O Secretário da Fazenda, Luiz Tacca Jr, encerrará o evento ao discorrer sobre “Visão de São Paulo. Formação de gestores. Oportunidades e desafios do conflito federativo. Guerra fiscal, reforma tributária e financeira”, após o término do terceiro painel, composto por José Roberto Afonso, economista do BNDES, Maria Helena Zockum, representando a instituição Fecomércio e Osvaldo Carvalho, diretor adjunto da Deat, mediados pelo professor da Faculdade de Economia da Unicamp, Sérgio Prado.

Foram convidadas para o evento 160 pessoas entre representantes dos fiscos estaduais, federal, além da Fecomércio, Fiesp e pesquisadores das universidades.

Fonte: Secretaria da Fazenda

 


Comunicado do Centro de Estudos

A Procuradora do Estado Chefe Substituta do Centro de Estudos comunica aos Procuradores do Estado que estão abertas 100 (cem) vagas para a aula especial do Curso de Especialização em Direito do Estado da Escola Superior da PGE, sobre o tema a ATUAÇÃO e a INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ORDEM ECONÔMICA, a ser proferida pelo PROF. JOSÉ JOAQUIM GOMES CANOTILHO, no dia 13 de setembro de 2006 (quarta-feira), das 8h00 às 12h00 horas, no auditório do Cento de Estudos, localizado na Rua Pamplona, 227, 3° andar, Bela Vista, São Paulo, SP. 

Fonte: D.O.E. Executivo I, de 22/08/2006, publicado em Procuradoria Geral do Estado – Centro de Estudos

 



Comunicado do Centro de Estudos
 

A Procuradora do Estado Chefe Substituta do Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado comunica aos Procuradores do Estado que se encontram abertas 10 (dez) vagas para o SEMINÁRIO ASPECTOS TEÓRICOS e PRÁTICOS DAS REFORMAS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, promovido pelo Centro de Extensão Universitária - CEU, a realizar-se nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2006, das 19h00 às 21h45, no auditório do CEU, localizado na Rua Maestro Cardim, 370 (Metrô S. Joaquim), Bela Vista, São Paulo, SP., 

Fonte: D.O.E. Executivo I, de 22/08/2006, publicado em Procuradoria Geral do Estado – Centro de Estudos