DECRETO Nº 53.971, DE 27 DE
JANEIRO DE 2009
Dispõe sobre o expediente nas repartições
públicas estaduais pertencentes à Administração Direta e Autarquias,
relativo aos dias que especifica e dá providências correlatas JOSÉ SERRA,
Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
Decreta:
Artigo 1º - Fica suspenso o expediente nas
repartições públicas estaduais pertencentes à Administração Direta e
Autarquias, relativo aos dias adiante mencionados, no exercício de 2009:
I - 23 de fevereiro - segunda-feira -
Carnaval;
II - 24 de fevereiro - terça-feira - Carnaval.
Artigo 2º - O expediente das repartições
públicas estaduais a que alude o artigo 1º deste decreto, relativo ao dia 25
de fevereiro - quarta-feira - Cinzas, terá seu início à 12 (doze) horas.
Artigo 3º - O disposto neste decreto não se
aplica às repartições em que, por sua natureza, houver necessidade de
funcionamento interrupto. Artigo 4º - Este decreto entra em vigor na data de
sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 27 de janeiro de
2009
Fonte: D.O.E, Caderno
Executivo I, seção PGE, de 28/01/2009
Estado é condenado a indenizar aluna estuprada
O estado de São Paulo terá de pagar R$ 177 mil
de indenização por danos morais a uma garota que foi estuprada dentro de uma
escola em Hortolândia, interior do estado, quando tinha 12 anos. O crime
aconteceu há quase 10 anos. A decisão é do Tribunal de Justiça paulista.
De acordo com o portal G1, o crime aconteceu
numa escola estadual do bairro Jardim Santa Clara do Lago, em setembro de
1999. Naquela ocasião, um jovem pulou o muro e se escondeu no banheiro. A
estudante, que estava na quinta série, foi encontrada por funcionários nua e
amordaçada.
O RG do estuprador estava dentro do vaso
sanitário. A polícia prendeu o rapaz de 22 anos quando ele chegava em casa.
O suspeito confessou o crime, segundo os policiais.
O estado já recorreu da decisão, mas o pedido
foi negado. O advogado da família, Ademar Gomes, informou ao G1 que não cabe
mais recurso do estado. Ainda não há previsão para o dinheiro ser liberado.
A Procuradoria-Geral do estado informou que
tem conhecimento da decisão, mas ainda não tem detalhes do processo.
Fonte: Conjur, de 28/01/2009
Diário de SP" ouve PGE sobre decisão da Justiça
Com a manchete acima, o jornal “Diário de São
Paulo” desta terça-feira (27.01.2009) fala do caso acontecido em escola
estadual de Hortolândia em setembro de 1999. Após relatar a decisão
judicial, o repórter Aiuri Rebello publica novo texto sobre o mesmo assunto
(“Família receberá em precatórios”), em que a Procuradoria Geral do Estado
de São Paulo é ouvida, acrescentando a informação ao leitor de que não
existe necessidade primeira de alguém procurar a Justiça, contra o Estado,
quando se sentir prejudicada.
A EPTV de Campinas (filiada à Rede Globo de
Televisão), em seu “Jornal Regional 1ª Edição”, exibido ao meio-dia também
de hoje, repercutiu a matéria citando a posição da PGE, após checá-la com a
Assessoria de Imprensa da instituição (“SP terá que indenizar aluna
estuprada em escola”). A notícia foi reproduzida, por escrito, no Portal G1,
das Organizações Globo (“Justiça de SP manda estado pagar R$ 177mil para
aluna estuprada em escola”).
Clique aqui e confira o teor completo da matéria do “Diário de São
Paulo” nos arquivos anexos
Fonte: site da PGE SP, de
28/01/2009
PGE é ouvida pelo "Valor" sobre cobranças tributárias
O jornal “Valor Econômico” desta terça-feira
(27.01.2009) traz reportagem assinada pelo jornalista Fernando Teixeira com
o título “Procuradorias do país se preparam para protestar devedores neste
ano”. O subprocurador geral da Área do Estado do Contencioso
Tributário-Fiscal Eduardo José Fagundes foi ouvido e é citado pelo jornal.
Clique aqui e confira o teor completo da matéria no arquivo anexo.
Fonte: site da PGE SP, de
28/01/2009
Serra anuncia para este ano a construção do túnel Santos-Guarujá
As obras de construção do túnel Santos-Guarujá
vão começar até o fim do ano. A garantia foi dada anteontem pelo governador
José Serra (PSDB), durante a inauguração do Parque Municipal Roberto Mário
Santini, na Praia do José Menino, em Santos. De acordo com Serra, o processo
de licitação da construção, orçada em cerca de R$ 450 milhões, ocorrerá
neste semestre. Ontem, a Assessoria de Imprensa do secretário de
Transportes, Mauro Arce, informou que ele confirmava o anúncio, mas não
comentaria o assunto.
No evento, Serra reconheceu que as balsas são
"um meio precário" de travessia que, nos últimos tempos, sobretudo na
temporada, vêm provocando muitas reclamações dos usuários, não só de
turistas, mas principalmente dos moradores de Santos e de Guarujá, que
chegam a esperar, em determinadas ocasiões, até uma hora nas filas do
ferryboat. Serra garantiu, porém, que as balsas não serão desativadas, após
a conclusão do túnel. "A ideia é mantê-las como um ?transporte
complementar?", disse.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do
Túnel, o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) comemorou o
anúncio. O projeto foi idealizado há mais de 60 anos pelo arquiteto e
ex-prefeito de São Paulo Prestes Maia, autor do Plano Regional de Santos, em
1947.
REDUÇÃO DE TEMPO
Estudo recente feito pelo Comitê Brasileiro de
Túneis (CBT) mostra que a construção é de baixa complexidade e poderá ser
paga em 15 anos, mediante concessão à iniciativa privada - o governo abriria
mão da arrecadação das tarifas da balsa, hoje administrada pela Dersa.
Quando a obra estiver pronta, o tempo de travessia será reduzido de 20 para
1 minuto. O mesmo levantamento aponta uma movimentação de 8 milhões de
veículos e 4 milhões de bicicletas por ano entre as cidades.
O presidente do CBT, Tarcísio Celestino,
afirmou que este túnel submarino é uma obra rápida, que poderia ser
construída em um ano. Em duas audiências públicas do ano passado, o
engenheiro mostrou exemplos de diversos túneis construídos em condições mais
complexas que as do canal do estuário de Santos.
Nas audiências, foi apresentado o resumo do
relatório técnico do túnel, elaborado durante dois meses pelo Instituto
Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional
(Impacto), que reúne as universidades da Baixada Santista. Com 115 páginas,
o estudo traz o relato histórico do projeto. Cita os estudos de Prestes
Maia. Ele falava da necessidade de haver três ligações terrestres entre as
duas ilhas (de Santo Amaro, onde fica o Guarujá, e de São Vicente, onde está
Santos).
A proposta atual é que o túnel tenha cerca de
mil metros de comprimento (400 submersos e 300 nos acessos de cada lado) com
quatro pistas, incluindo ciclovias e a possibilidade de uma área para um
Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A obra seria feita ao lado das balsas,
ligando a Ponta da Praia, em Santos, ao bairro Santa Rosa, no Guarujá. Os
cálculos já consideram os planos futuros da Companhia Docas do Estado de São
Paulo (Codesp) de deixar o canal do Porto de Santos com 17 metros de
profundidade.
Fonte: Estado de S. Paulo, de
28/01/2009 |