Marcação cerrada: Presidentes da APESP e ANAPE reuniram-se com o Presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência!

Conheça passo a passo a intensa atuação da APESP na campanha “Concurso Já!”
21 de março de 2017
Nota de apoio da APESP à candidatura da Procuradora do Estado Flávia Piovesan para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos
22 de março de 2017

O presidente da Comissão Especial da PEC 287/2016 (Reforma da Previdência), deputado federal Carlos Marun (PMDB/MS), recebeu ontem (20/3) o Presidentes da APESP, Marcos Nusdeo, da ANAPE, Marcello Terto, e da APREMS, Nelson Fontoura, para tratar de pontos da proposta apresentada pelo Executivo.

Trata-se de um feito muito importante, pois poucas entidades de classe tiveram a oportunidade de ser reunir com o Presidente da Comissão Especial.

Nusdeo explicou ao deputado os pontos da emenda nº 122, de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e proposta pela ANAPE. ” Nossa intenção é contribuir com critérios que assegurem maior juridicidade e segurança ao sistema, respeitados os direitos acumulados no decorrer do vínculo do servidor público com o respectivo regime próprio de Previdência. O critério meramente etário para as regras de transição não é razoável”, esclareceu.

O presidente da Anape, Marcello Terto e Silva, destacou que “se o País necessita de uma reforma previdenciária que deve valer para todas as carreiras, sem privilegiar ninguém, é preciso se preocupar, por outro lado, com alguns pontos da proposta tidos como essenciais, mas que podem representar um volume de judicialização considerável e a criação de um passivo ainda maior do que a economia pretendida pelo governo, especialmente no que diz respeito às regras de transição”.

Marun, que ficou bem impressionado com as explicações, agradeceu a contribuição dos Procuradores, prometendo estudar o assunto.

Reunião com o Relator

Vale lembrar que APESP e ANAPE também mantiveram uma audiência com o Deputado Arthur Maia (PPS/BA), relator da PEC da Previdência, logo no primeiro dia de efetiva tramitação da proposta, após a instalação da Comissão Especial (14/2).