Ulysses Guimarães – o “Senhor Diretas”: 100 anos de inspiração democrática!

Outubro Rosa – A APESP apoia essa causa!
3 de outubro de 2016
CONCURSO DE INGRESSO: Diretoria da APESP se reúne com Secretário do Planejamento
7 de outubro de 2016

Bastião da luta pela redemocratização do Brasil, o Procurador do Estado, Ulysses Guimarães, enfrentou a Ditadura Militar em seu momento mais sombrio ao se tornar, como forma de repúdio, anticandidato à Presidência da República, em 1974, pelo então MDB.

A partir deste momento, a figura longilínea de Ulysses tornou-se uma das maiores personalidades da República brasileira. Em 1984, com a sua efusiva atuação na campanha “Diretas Já”, ganhou o apelido de “Senhor Diretas”.

O seu ápice ocorreu em 1988, quando em 5 de outubro, após presidir a Assembleia Nacional Constituinte, teve a honra de promulgar a vigente Constituição – por ele mesmo alcunhada como “Cidadã” -, que consolidou a Democracia brasileira e contemplou grandes avanços sociais.

Natural de Rio Claro, interior de São Paulo, formou-se na Faculdade de Direito da USP. Exerceu 11 mandatos consecutivos de Deputado Federal, ocupando o cargo de Presidente da Câmara dos Deputados em três períodos (1956-1957, 1985-1986 e 1987-1988).

O Dr. Ulysses completaria no dia de hoje (6/10) o seu centenário de nascimento. Orgulhosa, a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP) comemora a efeméride deste ilustre membro da Procuradoria Geral do Estado – que iniciou uma atuação destacada como Advogado Público na década de 1940.