APESP participa de reunião da Comissão de Advocacia Pública da OAB-SP

APESP realiza reunião aberta sobre intimação pessoal
21 de janeiro de 2016
Diretoria da APESP realiza nova reunião mensal
1 de fevereiro de 2016

Na mesa da esquerda para direita: Jorge Nuzzi Neto, Procurador de Outarquia e presidente da comisssão eleitoral da OAB SP, Derly Barreto e Silva Filho, presidente do sindicato dos procuradores de autarquias de SP, Marcos Nusdeo , Presidente da APESP, Carlos Figueiredo Mourão,presidente da comissão especial de advocacia publica, Jorge Eluf Neto, conselheiro seccional, Soraya Chehim, presidente da associação dos procuradores do municipio de São Paulo, Cid Vieira de Souza Filho, presidente da comisssão de direitos e prerrogativas na reunião da Comissão Especial da Advocacia Pública realizada na sede da OAB SP Data: 26/01/2016 ocal: São Paulo/SP Foto: José Luis da Conceição/OABSP

Em 26/01, a APESP esteve presente na primeira reunião de trabalho da Comissão de Advocacia Pública da OAB-SP (gestão 2016/2018). A Associação foi representada por: Marcos Nusdeo, Presidente; Diego Brito Cardoso, Diretor de Assuntos Legislativos e Institucionais; Felipe Gonçalves Fernandes, Diretor de Prerrogativas; José Luiz Souza de Moraes, Diretor de Previdência e Convênios; Olga Luzia Codorniz de Azeredo, Conselheira Fiscal; Patricia Ulson Pizarro, Conselheira Assessora; e José Carlos Novais Junior, Diretor-adjunto de Comunicação.

No encontro, tratou-se da criação de uma comissão que irá elaborar um anteprojeto de Lei Orgânica da Advocacia Pública. De acordo com Marcos da Costa, Presidente da OAB-SP, é preciso ter atenção nas garantias do trabalho do advogado público. “A Advocacia Pública respeitada, valorizada e com autonomia é um dos caminhos para acabar com esse mal que é a corrupção em nosso país”. Quanto à proposta para a lei orgânica, o presidente da Ordem paulista avaliou que essa norma nacional tem de dar as diretrizes das legislações estaduais e municipais, como existe na Defensoria, na Magistratura e no Ministério Público. “Somente assim, poderemos ter um caminho mais seguro para o trabalho do Advogado Público”, enfatiza. O presidente da OAB-SP anunciou ainda a criação da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Lei 4524/2015, em tramitação no Congresso. Esse PL altera a remuneração de servidores públicos, estabelece opção por novas regras de incorporação de gratificação de desempenho às aposentadorias e pensões, entre outras providências.

Carlos Figueiredo Mourão agradeceu o convite para presidir a Comissão da Advocacia Pública da OAB-SP e destacou a importância de criação de duas novas comissões especiais para acompanhar e enviar sugestões aos projetos que tratam dos interesses dos Advogados Públicos. “Trabalharemos de forma orquestrada para que os advogados públicos tenham o verdadeiro respeito profissional”. Cid Vieira de Souza Filho, Presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB SP, falou da importância de a Advocacia Pública ter uma subcomissão nas Prerrogativas. Para ele, a união de forças dos advogados trará mais respeito a todos os profissionais. “Com essa união poderemos lutar pela defesa de nossas prerrogativas profissionais, valorizando a Advocacia Pública”.

Jorge Eluf Neto, Diretor-tesoureiro da CAASP e Presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos, explicou que as duas novas comissões temporárias (anteprojeto da lei orgânica da advocacia pública e do PL 4524/2015) terão papel fundamental para ajudar a garantir respeito para quem atua na área (com informações da assessoria de imprensa da OAB-SP).